|
O que é a Área de Livre Comércio das Américas
Marta Vargas/Redação Terra
A idéia da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) surgiu quando o presidente Bill Clinton propôs a criação de uma área de livre comércio de bens, serviços e capitais que se estenderia "da Terra de Baffin (Alasca) à Terra do Fogo" durante a primeira reunião de cúpula das Américas, da Organização de Estados Americanos (OEA) em Miami, em dezembro de 1994.
Depois da Cúpula de Miami, reuniões ministeriais sobre o comércio, para verificar os trabalhos dos grupos, são organizadas pelo menos a cada 18 meses, sendo que a primeira teve lugar em Denver (Colorado), em 1995. Depois da última reunião, realizada em abril, em Buenos Aires, os ministros do Comércio receberam dos grupos de trabalho um projeto de compromisso marcado por inúmeros temas entre parêntesis sobre os quais não foi possível conseguir um acordo.
A Alca é um bloco comercial que integra 34 países das Américas. O objetivo do acordo é converter o continente americano na maior zona de intercâmbio sem tarifas do mundo, com 800 milhões de consumidores, a partir de 2005. Nessa imensa área, que vai do Oceano Ártico à Terra do Fogo, 783 milhões de pessoas produziram mais de US$ 11,4 trilhões em bens e serviços em 1999, dos quais US$ 2,7 trilhões foram comercializados entre os países.
|