RJ: STJ dá liminar favorável à candidatura de Cesar Maia
O candidato ao senado no Rio de Janeiro pelo DEM, Cesar Maia, conseguiu liminar do Superior Tribunal de Justiça para disputar a eleição deste ano. A candidatura de Maia tinha sido negada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio por conta de uma condenação por improbidade administrativa, onde o ex-prefeito do Rio acabou penalizado pela construção de uma igreja de São Jorge no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade.
A liminar vale até que o STJ julgue o recurso especial da defesa de Maia contra a condenação imposta pelo Tribunal de Justiça do Rio em 2005. O ministro Napoleão Nunes Maia, em sua decisão, destacou que a construção de uma igreja não lhe parece algo passível de infração porque a “sociedade brasileira é profundamente religiosa” e comparou o caso à construção da Catedral de Brasília e à instalação de uma embaixada junto à Santa Sé, no Vaticano.
Cesar Maia tenta vaga ao Senado e continua sua campanha normalmente, apesar de o registro ainda precisar ser validado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A liminar suspende todos os efeitos da decisão do TJRJ que condenava o político. No site do TSE o nome de Cesar Maia ainda aparece como “indeferido com recurso.”