PUBLICIDADE

RS: atrás nas pesquisas, Tarso cola no carisma de Mujica

Mujica gravará uma participação no programa eleitoral do PT durante sua passagem pelo Rio Grande do Sul

10 set 2014 - 16h29
(atualizado às 16h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Governador publicou foto do presidente uruguaio em sua conta no Twitter
Governador publicou foto do presidente uruguaio em sua conta no Twitter
Foto: Twitter / Reprodução

Atrás nas pesquisas de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Sul, o governador e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), passou o dia ao lado do presidente uruguaio José Pepe Mujica, durante agenda pelo Estado nesta quarta-feira. Carismático, o líder uruguaio é muito prestigiado entre os jovens pelas ações progressistas adotas pelo seu país. Ele falará ainda na noite de hoje na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas antes deve gravará uma participação para o programa político do PT.

Durante todo o dia Tarso esteve ao lado de Mujica, chegou a postar uma foto do presidente no carro, durante o deslocamento. Durante a coletiva de imprensa realizada após o uma solenidade no Palácio Piratini, o governo gaúcho dispensou intérprete para o presidente. Quem cumpriu esse papel foi Tarso Genro, que fez as vezes de tradutor.

Até fotos dos bastidores da visita foram divulgadas pelo governo gaúcho
Até fotos dos bastidores da visita foram divulgadas pelo governo gaúcho
Foto: Caroline Bicocchi / Palácio Piratini

Durante o ato, Tarso elogiou muito Mujica dizendo que “o senhor é um exemplo para nós e para a América Latina”, além de criticar “grande capital” ao falar da Espanha, cuja política econômica, segundo ele, gera desemprego de 45%  entre os jovens, uma fala mais alinhada com a linha de pensamento do uruguaio do que com a postura mais moderada e pragmática que costuma adotar.

No Rio Grande do Sul, Mujica foi tratado praticamente como uma celebridade, imagem ainda mais reforçada pelos óculos escuros que ele usou durante todo o dia. Era muito ovacionado quando anunciado e até quando não era muito compreendido pela tietagem de plantão.

Governador atuou como tradutor de Mujica na coletiva de imprensa
Governador atuou como tradutor de Mujica na coletiva de imprensa
Foto: Claudio Fachel / Palácio Piratini

De fala pausada e bonita – quase poética -, Mujica pregou a união, “não porque sou bolivariano”, mas porque os países latinos precisam “saber se defender”. “Temos que ter uma causa, temos que dar um sentido, temos que viver porque a vida é bela”, disse, para mais uma vez ser aplaudido pelos presentes.

Indagado sobre a falta de credibilidade dos políticos brasileiros, Mujica respondeu que, entre outras coisas, o problema não é da classe política, mas sim dos valores sociais “que colocam o dinheiro no primeiro escalão”. “Não digo que na política não tenham interesses, mas são o do carinho e do entendimento das pessoas”.

Indagado sobre o que pensava de Dilma e de Marina, o presidente uruguaio disse que conhece a candidata à reeleição pela “bonita relação“ que tem com seu país, e afirmou que não sabe nada sobre a adversária da petista. “Mas seria de mau gosto eu, presidente do Uruguai, falar de política aqui”, afirmou.

Mujica foi ainda perguntado sobre a política de legalização da maconha em seu país, o que ele respondeu que se trata de um experimento. “Não tem nada de turismo, nem de liberdade humana como as pessoas tem dito. Porque pior que a droga é o narcotráfico, e se queremos mudar, não podemos seguir fazendo o que está fracassando. Não posso recomendar isso ao Brasil... vamos fazer um experimento e depois vemos”, afirmou.

A assinatura da celebração de relações assinado pelos governantes refere-se a Cadeia Binacional Solidária do PET, criado há três anos. As garrafas recolhidas e processadas no Brasil são transformadas em fibra no Uruguai, de onde voltam para serem transformadas em novos produtos em solo brasileiro.

Os dois ficaram lado a lado durante quase toda a passagem de Mujica pelo RS
Os dois ficaram lado a lado durante quase toda a passagem de Mujica pelo RS
Foto: Claudio Fachel / Palácio Piratini

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade