PUBLICIDADE

Ibope-RS: Tarso ultrapassa Ana Amélia e venceria no 2º turno

Enquanto o petista tem 40% das intenções de voto, a candidata do PP alcançou 31%

3 out 2014 - 20h19
(atualizado às 20h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Ana Amélia Lemos (PP) e Tarso Genro (PT)
Ana Amélia Lemos (PP) e Tarso Genro (PT)
Foto: Divulgação

O candidato Tarso Genro (PT) ultrapassou a candidata Ana Amélia (PP) na corrida pelo governo do Rio Grande do Sul, diz nova pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira e encomendada pelo Grupo RBS. Enquanto o petista tem 40% das intenções de voto, Ana Amélia alcançou 31%. Em terceiro lugar nas pesquisas está José Ivo Sartori (PMDB), com 23% das intenções de voto. 

Os números foram calculados com base nos votos válidos, excluindo da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Vieira da Cunha (PDT) alcançou 3% das intenções de voto. Roberto Robaina (PSOL), 2% e Estivalete (PRTB), 1%. O candidato Humberto carvalho (PCB) não alcançou nenhum ponto percentual. 

Com o resultado, o Ibope prevê que haverá segundo turno no RS. A pesquisa foi feita entre os dias 1 e 3 de outubro e 2.002 eleitores foram ouvidos. A margem de erro é de dois pontos e o nível de confiança é de 95%. 

Três cenários para o segundo turno

Para o Rio Grande do Sul, o Ibope fez três simulações visando o segundo turno, que vai acontecer no próximo dia 26 de outubro. No primeiro cenário, entre Tarso e Ana Amélia, a disputa seria acirrada e o petista ficaria a um ponto percentual a frente da candidata (42% a 41%). Brancos e nulos somaram 8%. Os entrevistados que não souberam ou não responderam foram 9%.

Em um possível confronto entre Sartori e Ana Amélia, o peemedebista venceria com 41% dos votos, contra 38% alcançados pela oponente. Os votos brancos e nulos somaram 10% e 11% não souberam ou não responderam.

Na disputa entre Tarso e Sartori, o petista venceria com 43% dos votos, frente aos 39% do peemedebista. Brancos e nulos somaram 9%. Os entrevistados que não souberam ou não responderam também foram 9%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) com o número RS-00024/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00983/2014.

Coligações e tempo de TV Coligações e tempo de TV

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade