Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Popularidade de Lula tem pior índice em três mandatos e recua em todos os segmentos, aponta Datafolha

15 fev 2025 - 16h23
Compartilhar
Exibir comentários

A avaliação positiva do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu em todos os segmentos analisados pelo Datafolha. A pesquisa, divulgada na sexta-feira (14), mostra que o índice de aprovação registrou o pior patamar dos três mandatos do petista.

O presidente Lula
O presidente Lula
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Perfil Brasil

Em dois meses, a taxa de brasileiros que consideram o governo "ótimo" ou "bom" recuou 11 pontos percentuais, chegando a 24% em fevereiro. Já a rejeição aumentou, com 41% dos entrevistados avaliando a gestão como "ruim" ou "péssima" — sete pontos a mais que os 34% registrados em dezembro. Outros 32% classificam o governo como regular, enquanto 2% não souberam responder.

O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 11 de fevereiro, com 2.007 entrevistados em 113 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Queda na aprovação de Lula foi mais acentuada em quais grupos?

A avaliação positiva recuou em todos os recortes analisados, incluindo gênero, cor, renda e religião.

  • Por gênero: Em dezembro, Lula tinha um desempenho melhor entre as mulheres (38% de aprovação), mas esse índice caiu para 24% e igualou-se ao dos homens, que era de 33% no levantamento anterior. A margem de erro nesse segmento é de três pontos percentuais.

  • Por cor: A queda foi significativa entre todos os grupos raciais. O índice entre pretos caiu de 44% para 29%, entre pardos passou de 36% para 23% e entre brancos recuou de 29% para 21%. As margens de erro variam entre três e seis pontos percentuais.

  • Por renda: A melhor avaliação do presidente segue entre quem recebe até dois salários mínimos, mas a queda foi de 15 pontos, de 44% para 29%. Entre aqueles que ganham de 2 a 5 salários mínimos, a taxa caiu de 26% para 17%. Nos grupos com renda entre 5 e 10 salários mínimos e acima de 10 salários mínimos, o índice caiu para 18%.

  • Por religião: Lula mantém sua maior aprovação entre católicos, mas o índice caiu de 42% para 28% desde dezembro. Entre evangélicos, o recuo foi menor, de 26% para 21%.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade