El candidato presidencial Aecio Neves durante una conferencia de prensa en Brasilia. Imagen de archivo, 30 julio, 2014. En la elección más impredecible de Brasil en décadas, fue el candidato con el mayor pedigrí político familiar y, con su aire calmado y presidencial, dio vuelta a la carrera forzando a la mandataria Dilma Rousseff a una segunda vuelta con una remontada espectacular de último minuto.
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters
As eleições do último domingo teve o candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, como o mais citado entre os internautas no Twitter durante o primeiro turno da disputa realizada no último domingo. Ao todo foram 638 mil menções para o tucano, ante 486 mil de Dilma Rousseff (PT) e 150 mil de Marina Silva (PSB), segundo dados do microblog.
Luciana Genro (Psol) com 41 mil tuítes, Eduardo Jorge (PV) com 36 mil, Levy Fidelix (PRTB) 14 mil e Pastor Everaldo (PSC) 6 mil, também foram citados pelos tuiteiros. No total, as eleições geraram 2,6 milhões de mensagens.
A quantidade de tweets 'passou longe' do maior recorde da rede social, a fatídica partida entre Brasil 1 x 7 Alemanha pelas semifinais da Copa do Mundo, que teve 36,5 milhões de menções no microblog.
Foto: Twitter / Divulgação
Se Marina ficou atrás de Aécio e Dilma nas menções do Twitter - e nas urnas -, em compensação seu post chamando os eleitores para votar foi o mais retuítado entre os usuários da rede social, com 1.485 compartilhadas em comparação a 1.213 de Aécio agradecendo aos eleitores por sua ida ao segundo turno e 612 retweets da mensagem de Dilma sobre “tirar o Brasil do mapa da fome da ONU”.
O maior pico de mensagens na rede social foi às 20h03 do domingo, com a confirmação que Dilma e Aécio estavam confirmados na próxima etapa das eleições.
O candidato a governador de São Paulo Alexandre Padilha beija a mulher durante coletiva após o resultado das eleições em hotel na Alameda Santos, em São Paulo
Foto: Alex Falcão / Futura Press
O candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, concede entrevista coletiva ao lado do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, após o resultado das eleições em um hotel na Alameda Santos em São Paulo
Foto: Alex Falcão / Futura Press
O candidato do PSB, Rodrigo Rollemberg, concede entrevista coletiva na quadra 4 do Setor Comercial Sul, zona central de Brasília, DF, neste domingo (5)
Foto: Charles Sholl / Futura Press
O candidato ao governo do Estado pela Coligação São Paulo Quer o Melhor (PMDB-PROS-PSD-PP-PDT), Paulo Skaf, fala durante coletiva de agradecimento após o encerramento da apuração dos voto
Foto: Ayrton Vignola/Skaf Oficial / Divulgação
O governador reeleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), concede entrevista coletiva em Curitiba, PR, na noite deste domingo (05)
Foto: Joka Madruga / Futura Press
O governador reeleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), concede entrevista coletiva em Curitiba, PR, na noite deste domingo (05)
Foto: Joka Madruga / Futura Press
Rui Costa é eleito o governador da Bahia com 54,18% dos votos
Foto: Rui Costa/ GOVBA / Divulgação
Geraldo Alckmin comemora a reeleição ao Governo do Estado de São Paulo
Foto: Paulo Lopes / Futura Press
Governador do Rio Grande do Sul que tenta a reeleição pelo PT, Tarso Genro comemora a ida da disputa ao segundo turno
Foto: Guilherme Santos/UPPRS / Divulgação
Candidato do PMDB ao governo gaúcho, José Ivo Sartori comemora a virada que o colocou no segundo turno
Foto: Twitter do candidato / Reprodução
Marcelo Crivella (PRB) irá participar do segundo turno junto com Fernando Pezão, do PMDB
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Paulo Câmara foi eleito governador de Pernambuco no primeiro turno das eleições 2014
Foto: Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Governadores e partidos
Na disputa estadual, o candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB) foi o nome mais mencionado no Twitter com 10,6 mil mensagens. Em seguida, aparece Geraldo Alckmin (PSDB), recém-reeleito como mandatário do Estado de São Paulo.
O rival de Pezão na disputa pelo Palácio da Guanabara, Marcelo Crivella (PRB) foi o terceiro mais citado entre os pleiteantes aos governos estaduais.
Entre as legendas, o PT de Dilma Rousseff lidera a quantidade de menções com 113 mil tuítes. Já o PSDB de Aécio Neves aparece em segundo, com 37 mil tuítes e o PMDB do vice-presidente Michel Temer em terceiro com 10 mil. PSB (9,7 mil) de Marina e o PV (4,08 mil) de Eduardo Jorge surgem atrás.