PUBLICIDADE

Locutor cita 100 mil apoiadores, é advertido e sobe número para 1 milhão em Brasília

Governo do DF ainda não divulgou estimativa de público no desfile oficial. Previsão inicial era de até 500 mil pessoas

7 set 2022 - 12h26
(atualizado às 13h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Desfile em comemoração ao Bicentenário reúne multidão na Esplanada
Desfile em comemoração ao Bicentenário reúne multidão na Esplanada
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O locutor que anunciou o discurso de Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, após o desfile oficial deste 7 de setembro, multiplicou por dez a estimativa de público anunciada por ele mesmo, após ser advertido. "Aqui hoje na Esplanada mais de 100 mil pessoas. É o povo brasileiro que clama por liberdade", disse, no carro de som.

Após a informação, um homem se aproximou do locutor e disse algo. Imediatamente ele multiplicou o número por dez.

"Aqui na minha frente, 100 mil. Mas em toda a Esplanada, chegou os dados, 1 milhão de pessoas aqui. Um milhão de brasileiros! Um milhão de brasileiros, levantem as mãos por favor", afirmou.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal não divulgou a estimativa de público até o fim da manhã.

Antes das manifestações, o governo distrital estimativa que os atos atrairiam até 500 mil pessoas. No ano passado, a PM divulgou extraoficialmente que 400 mil pessoas haviam participado de ato na Esplanada.

Numa comparação com eventos históricos na capital federal e que lotaram os gramados em frente ao Congresso, o número foi considerado inflado. Donos dos números, policiais militares têm manifestado alinhamento com Bolsonaro.

Na votação do impeachment do então presidente Fernando Collor em setembro de 1992, havia 100 mil cara-pintadas na frente do Congresso. Em 2016, outros 100 mil ocuparam a Esplanada pedindo o impeachment de Dilma Rousseff.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade