PUBLICIDADE

"Democracia sim, golpe não", diz arcebispo de Aparecida

Dom Orlando Brandes afirmou que a fé católica se manifesta pelo amor fraterno e solidariedade

7 set 2022 - 09h56
(atualizado às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Dom Orlando Brandes defendeu a democracia
Dom Orlando Brandes defendeu a democracia
Foto: Icaro Malta/Terra

A tensão causada pelas manifestações neste 7 de setembro virou tema até da mensagem de Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, durante o sermão na missa da manhã desta quarta-feira. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado para acompanhar a celebração na Basílica de Aparecida, mas não apareceu

Durante a mensagem, Dom Orlando começou a listar pedidos que o Brasil deveria fazer, uma vez que em sua maioria é formada por católicos.

"Vida sim, ódio não. Verdade sim, mentira não. A mentira mata. Democracia sim, golpe não. Pão na mesa sim, fome não. Bem comum sim, ideologias interesseiras não. Nós temos fé, mas a nossa fé se manifesta no amorm na solidariedade, na fraternidade, na cultura do cuidado, de cuidar do meio ambiente, da vida humana, cuidar da fragilidade. Nós temos fé e somos bom cristãos honestos", afirmou.

Em Brasília, Bolsonaro beija Michelle e puxa coro de "imbrochável":

O arcebispo falou sobre a importância do voto: "Por amor a pátria vamos exercer o poder do povo. O voto é o poder, democracia quer dizer o poder do povo. Deus criou o seu povo e o seu povo somos nós. (...) Um voto tem o poder de mudar, é uma grande missão votar, por isso votemos com liberdade. Esse grande poder que está em nossas mãos foi conquistado com tanta dificuldade".

Ao final da reflexão, Brandes foi aplaudido pelo público que acompanhava a missa em Aparecida. As duas maiores romarias presentes no Santuário Nacional nesta quarta são a 28⁰ Grito dos Excluídos e 35ª Romaria dos Trabalhadores, que pedia pela vida.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade