Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ipec aponta empate técnico entre Tarcísio e Haddad em São Paulo

Pesquisa mostra Tarcísio com 52% dos votos válidos e Haddad com 48%; margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

25 out 2022 - 19h13
(atualizado às 20h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra os candidatos ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), à esquerda, e Fernando Haddad (PT), à direita.
Imagem mostra os candidatos ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), à esquerda, e Fernando Haddad (PT), à direita.
Foto: Imagem: Reprodução / Alma Preta

A nova pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta terça-feira, 25, aponta o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) tecnicamente empatados na disputa pelo governo de São Paulo.

Segundo o levantamento, que tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato do Republicanos tem 52% dos votos válidos, ante 48% de Haddad. Em comparação à pesquisa anterior, Tarcísio teve uma oscilação negativa de um ponto, enquanto Haddad oscilou um ponto para cima. 

Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar o resultado oficial da eleição

O levantamento desta terça ouviu 2.000 pessoas entre os dias 23 e 25 de outubro em 83 municípios paulistas. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06977/2022.

Indecisos

O Ipec também aponta que entre os eleitores paulistas, 87% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva, e 13% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição. Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, aqueles que não sabem apontar em quem votariam passaram de 23% para 21%.

Os que pretendem votar em branco ou nulo totalizam 10% (somavam 11% no levantamento anterior). O instituto aponta que essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora.

Primeiro turno

No primeiro turno, o candidato ao governo de São Paulo do Republicanos teve 9,8 milhões de votos (42,3%), enquanto o petista recebeu 8,3 milhões de votos, 35,7% do total contabilizado pela Justiça Eleitoral. Os números foram divergentes com os dados divulgados na véspera do primeiro turno por parte de pesquisas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade