PUBLICIDADE

Embaixador da Alemanha no Brasil repudia uso de gestos nazistas em atos: "Crime!"

Heiko Thoms se manifestou nas redes sociais depois que imagens de manifestações viralizaram

3 nov 2022 - 15h14
Compartilhar
Exibir comentários
Bolsonaristas fazem saudação nazista em manifestação em SC
Bolsonaristas fazem saudação nazista em manifestação em SC
Foto: Reprodução/Redes sociais

O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, usou as redes sociais para repudiar as imagens de ato golpista que mostram apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) reproduzindo um gesto associado ao nazismo. O regime autocrático alemão matou milhões de pessoas, principalmente judeus, durante a Segunda Guerra Mundial.

"O uso de símbolos nazistas e fascistas por 'manifestantes' claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime!", reforçou.

Thoms criticou também aqueles que chamaram o gesto de "liberdade de expressão" e afirmou que é um "ataque à democracia".

"Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil. Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele", completou.

Caso ocorreu em Santa Catarina

A declaração do embaixador foi feita após viralizar um vídeo do ato golpista realizado em São Miguel do Oeste (SC) na quarta-feira, 2. Na ocasião, manifestantes fizeram gesto semelhante à saudação nazista enquanto cantavam o hino nacional brasileiro.

O Ministério Público de Santa Catarina investiga o caso. Até o momento, o órgão identificou manifestantes, analisou imagens e conversou com testemunhas dos atos.

A princípio, o MP avaliou que, aparentemente,  "não houve intenção" de apologia ao nazismo.

"Não havendo evidências de prática de crime, muito embora a atitude ser absolutamente incompatível com o respeito exigido durante a execução do hino nacional e poder gerar alguma responsabilidade", informou o órgão em nota.

A apuração foi feita de forma preliminar, diante do que o MP-SC chamou de "extrema gravidade do fato noticiado".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade