PUBLICIDADE

Elmano de Freitas, do PT, é eleito governador no Ceará

Candidato petista despontou nas pesquisas de intenção de voto ao longo da campanha

2 out 2022 - 21h37
(atualizado em 3/10/2022 às 01h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Elmano de Freitas (PT), foi eleito governador do Ceará
Elmano de Freitas (PT), foi eleito governador do Ceará
Foto: Reprodução

Elmano de Freitas (PT) foi eleito governador do Ceará no primeiro turno. Com 100% das urnas apuradas, o candidato teve 54,02% do total de votos (2.808.300).

A pesquisa Ipec sobre a intenção de voto para o cargo de governador do Ceará, divulgada no dia 22 de setembro, apontava cenário de segundo turno, mas já indicava uma virada do candidato do PT, Elmano de Freitas.

Ele, que estava em terceiro lugar na pesquisa de 1º de setembro, apareceu à frente com 30% dos votos, tecnicamente empatado com Capitão Wagner, com 29%, que até então liderava a corrida desde a primeira pesquisa.

O candidato Roberto Cláudio aparecia em terceiro, com 22%. Chico Malta e Zé Batista tinham 1%, cada, e Serley Leal, 0%.

Confira a apuração completa do primeiro turno das eleições 2022

Campanha no Estado

A disputa para o governo do Ceará teve três candidaturas competitivas: a de Elmano, ligada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ex-governador Camilo Santana (PT), que lidera as pesquisas na disputa por uma vaga no Senado; a de Capitão Wagner, apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL); e a de Roberto Cláudio, vinculada ao candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT).

A campanha eleitoral foi marcada pelo rompimento entre PT e PDT, após 16 anos de aliança no Estado. Elmano foi lançado candidato em julho, depois que o PDT escolheu o nome de Roberto Cláudio para a eleição. Petistas queriam que a atual governadora, Izolda Cela (sem partido), disputasse a reeleição.

A esquerda rachada fez, inclusive, com que Ciro Gomes, o senador Cid Gomes (PDT) e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT) – que são irmãos –, se dividissem. Cid e Ivo também preferiam Izolda como candidata e não declararam apoio a Roberto Cláudio.

Já a campanha de Capitão Wagner, apesar de receber apoio presidencial e de o vice da chapa ser do PL, partido de Bolsonaro, evitou declarar voto e associar sua imagem ao atual chefe do Executivo. O candidato teve a estratégia de evitar nacionalizar as eleições estaduais, temendo que a rejeição a Bolsonaro no Ceará interferisse na sua candidatura.

Sobre Elmano de Freitas

Elmano de Freitas, de 52 anos, é natural da cidade de Baturité (CE) e é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989, ele foi eleito deputado estadual em 2014 e reeleito nas eleições de 2018.

O petista já atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (Renap), na defesa jurídica e política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e como secretário de Educação de Fortaleza na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Elmano também foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012, mas não obteve sucesso. Em 2013, foi eleito presidente do PT de Fortaleza.

Nas eleições de 2022 para governador, a vice na chapa de Elmano é Jade Romero (MDB).

Veja a apuração completa para o governo do Ceará:

Elmano de Freitas (PT): 54,02%

Capitão Wagner (União Brasil): 31,72%

Roberto Cláudio (PDT): 14,14%

Chico Malta (PCB): 0,06%

Serley Leal (UP): 0,04%

Zé Batista (PSTU): 0,03%

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade