PUBLICIDADE

Política

Cortejo de Eduardo Campos reúne multidão no Recife

16 ago 2014 - 20h11
(atualizado em 17/8/2014 às 15h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Uma multidão acompanhou o cortejo fúnebre de Eduardo Campos e sua equipe no fim da noite de sábado e início da madrugada deste domingo
Uma multidão acompanhou o cortejo fúnebre de Eduardo Campos e sua equipe no fim da noite de sábado e início da madrugada deste domingo
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Os restos mortais de Eduardo Campos e de seus assessores que morreram em um acidente aéreo na última quarta-feira (13) chegaram à base aérea do Recife às 23h05 deste sábado. O caixão do ex-governador de Pernambuco estava coberto com a bandeira do Estado e desceu do avião carregado por Paulo Câmara (candidato ao governo estadual e apoiado por Campos), Raul Henry (deputado federal e candidato a vice), Fernando Bezerra Coelho (candidato ao Senado), João Lyra (governador de Pernambuco) e Geraldo Julio (prefeito do Recife). Ainda no aeroporto, dois filhos de Eduardo Campos passaram a carregar o caixão.

A viúva Renata Campos e seus filhos vestem camisa amarela que estampa a frase "Não vamos desistir do Brasil", proferida pelo ex-governador em uma entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, um dia antes de sua morte. O caixão seguirá em um carro do Corpo de Bombeiros até o Palácio do Campo das Princesas. Ao todo, o cortejo cortará 11 bairros, saindo da zona sul e passando pela zona norte até chegar ao centro do Recife. Inicialmente, o velório seria aberto às 6h deste domingo (17), mas a família de Campos decidiu antecipar esse horário e a população poderá participar da cerimônia fúnebre ainda na madrugada.

Um carro do Corpo de Bombeiros transporta o corpo de Eduardo Campos e outros veículos levam os restos mortais de Carlos Percol (assessor de imprensa), Alexandre Severo (fotógrafo oficial da campanha) e Marcelo Lyra (cinegrafista). O trajeto até o Palácio do Campo das Princesas terá o acompanhamento de 40 policiais em motos. A previsão é que o cortejo dure cerca de três horas.

O governo de Pernambuco prevê que cerca de 150 mil pessoas acompanhem o velório de Eduardo Campos. A presidente Dilma Rousseff (PT), que era adversária do socialista, chegará ao Recife por volta das 9h35 e acompanhará a cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. Além dela, confirmaram presença no Recife o ex-presidente Lula (PT), governadores, prefeitos, deputados federais, deputados estaduais e senadores de todo o país. O sepultamento ocorrerá à tarde no cemitério de Santo Amaro. A organização do adeus a Eduardo Campos envolverá, no total 290 policiais.

Os restos mortais das outras vítimas do acidente, do piloto Marcos Martins, do copiloto Geraldo Magela Barbosa da Cunha, e do assessor de campanha e ex-deputado federal Pedro Almeida Valadares Neto foram transferidos, respectivamente, para Paraná, Minas Gerais e Sergipe, onde serão realizadas as respectivas cerimônias.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade