Bolsonaro encerra campanha na véspera do 2º turno com motocarreata em BH
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, além de apoiadores e políticos, acompanharam o candidato à reeleição durante o ato em Minas Gerais
Jair Bolsonaro (PL) encerrou sua agenda de campanha com uma motocarreata pelas ruas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, neste sábado, 29. O atual presidente e candidato à reeleição foi recebido pelo governador reeleito Romeu Zema (Novo), além de outros apoiadores e políticos, que o acompanharam durante o ato.
Na véspera do 2º turno das eleições, Bolsonaro escolheu Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do País, atrás apenas de São Paulo, para terminar a corrida por votos. O candidato do PL chegou no Aeroporto da Pampulha, na capital mineira, por volta de 9h50, acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
De lá, seguiu para a Avenida Álvaro Antônio, na região do Barreiro, de onde iniciou o trajeto da motocarreata com destino à Praça da Liberdade, no Centro-Sul de Belo Horizonte. Ele chegou a realizar parte do caminho à pé com seguranças, cumprimentando apoiadores.
Bolsonaro não discursou durante a passagem por Belo Horizonte, mas deu uma declaração à rádio Itatiaia, em que disse esperar vencer em Minas Gerais, além de criticar a postura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante debate da TV Globo, na última sexta-feira, 28.
"Minas já virou [os votos] e vamos à vitória. Confiante na vitória", afirmou Bolsonaro. "Ele [Lula] não explicou nada, caluniou o tempo todo, roubou inserções nossas [no rádio] e não explicou nada", finalizou à emissora.
Desde sexta, é proibida a propaganda política relativa ao 2º turno do pleito mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e as 00h, à exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além da primeira-dama e Romeu Zema, também participaram do ato o vice-governador eleito em Minas, Mateus Simões (Novo), a ex-ministra e senadora eleita Damares Alves (Republicanos), o deputado distrital Thiago Manzoni (PL), a deputada federal reeleita Bia Kicis (PL) e o deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL), entre outros.
Bolsonaro encerrou o ato no início da tarde e partiu para o Rio de Janeiro, onde irá votar no próximo domingo, 30. Esta é sexta passagem do atual Chefe do Executivo por Minas Gerais durante a campanha do 2º turno.
Reta final
O segundo turno das eleições será neste domingo, dia 30. Jair Bolsonaro enfrentará o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Nas últimas pesquisas eleitorais, o ex-presidente aparece numericamente na frente, mas o Datafolha indicou um empate técnico entre os dois candidatos no limite da margem de erro.