PUBLICIDADE

Ataques e alianças: a reta final de Castro e Freixo no Rio

Debate na sede carioca do SBT teve como protagonistas os dois candidatos mais bem pontuados nas pesquisas

18 set 2022 - 10h42
(atualizado às 10h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Claudio Castro e Marcelo Freixo protagonizaram o debate no Rio
Claudio Castro e Marcelo Freixo protagonizaram o debate no Rio
Foto: Montagem/Jose Lucena/TheNews2 / Estadão

Os dois favoritos na eleição para governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB), mais do que uma agenda lotada até o dia da votação do primeiro turno, em 2 de outubro, vão definir passo a passo a estratégia para a reta final de campanha. Um ponto em comum entre os dois candidatos é o de monitorar as pesquisas de opinião a todo instante, até para saber quais os pontos que devem ser mais abordados nos próximos dias. Ataques mútuos e busca de apoios também estão nesse contexto.

Castro e Freixo estiveram no debate promovido por um pool na noite desse sábado, 17, nos estúdios do SBT, no Rio. O Terra, a Rádio Novabrasil FM e a Veja integraram o grupo que reuniu também os candidatos Rodrigo Neves (PDT) e Paulo Ganime (Novo).

“Não me interessa ir para o confronto. Estou liderando as pesquisas. A população quer ouvir propostas. Mas, se o tom subir, responderei à altura”, disse Castro ao Terra, tão logo acabou o debate. Ele é o atual governador do Rio, tinha sido eleito como vice em 2018, e assumiu o posto com o afastamento, em abril de 2021, de Wilson Witzel - acusado de envolvimento em escândalos de corrupção.

Já Marcelo Freixo, que exerce mandato na Câmara Federal, se disse em poder de uma fartura de denúncias de corrupção que apontam para Castro e o primeiro escalão do governo estadual. Vai continuar expondo o material de que dispõe, também com o suporte de acusações contra seu principal adversário que têm chegado ao noticiário. “Não tem mistério. É mostrar para a população o que representa o governo Cláudio Castro e seu grupo para os interesses do Rio. São alvos de acusações gravíssimas e não conseguem se defender”, declarou, em conversa com o Terra.

Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói e terceiro nas pesquisas de intenção de votos, mantém o discurso de quem pode virar o jogo e ir para o segundo turno. Nesse contexto, não manifesta publicamente apoio a Freixo caso não consiga avançar. Mas, nos bastidores das duas campanhas, todo mundo se diz convicto de que eles estarão juntos na segunda etapa da eleição para evitar a vitória de Castro. Um abraço afetuoso entre os dois nos estúdios do SBT sinalizou isso. 

Já Paulo Ganime, abaixo de Neves nas pesquisas, tem aproveitado os debates para se tornar mais conhecido dos fluminenses. Ele é deputado federal e atua como um franco atirador nesses encontros e em entrevistas. Mira Castro, Freixo e o ex-presidente Lula, e algumas vezes atravessa a fronteira da crítica com certa agressividade.  Na noite de sábado, após o debate, disse que ainda apostava numa reviravolta para chegar ao segundo turno. 

Veja vídeos do debate:

1º bloco do debate para o governo do Rio de Janeiro:
2º bloco do debate para o governo do Rio de Janeiro:
3º bloco do debate para o governo do Rio de Janeiro:
4º bloco do debate para o governo do Rio de Janeiro:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade