PUBLICIDADE

As propostas dos candidatos a presidente nas eleições 2018

Conheça as principais diretrizes de governo de Bolsonaro, Ciro, Haddad, Marina Silva, Alckmin, Álvaro Dias, Henrique Meirelles, Guilherme Boulos, Vera Lúcia, João Amôedo e Cabo Daciolo reunidas a seguir pelo Estado

15 ago 2018 - 15h19
(atualizado em 24/9/2018 às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Após o registro das chapas nas eleições 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registrou as diretrizes de governo dos presidenciáveis. Conheça abaixo as propostas dos candidatos a presidente:

Propostas de Fernando Haddad (PT)

O documento apresentado pelo PT do ex-prefeito Fernando Haddad prevê, entre outras propostas, a promoção de políticas visando a igualdade de gênero, superação da pobreza, mudanças no Poder Judiciário, reforma política com participação popular, fortalecimento do SUS e educação como prioridade estratégica, além de melhorias no programa Minha Casa, Minha Vida e políticas para o agronegócio.

Propostas de Jair Bolsonaro

O candidato do PSL divulgou no dia 14 de agosto as suas diretrizes de governo. O plano de Jair Bolsonaro traz medidas que vão de um ajuste liberal na economia - com diminuição do tamanho do Estado e venda de ativos da Petrobrás -, à criação de um superministério (com a fusão das atuais pastas da Fazenda, Planejamento e Indústria) e manutenção de programas sociais. Em outro trecho, as propostas do candidato a presidente caracteriza ações de movimentos sociais como "terrorismo" e fala em liberar o porte de armas para pessoas físicas como medida para diminuir a violência.

Propostas de Geraldo Alckmin

As diretrizes do candidato tucano têm como foco a economia e a segurança pública, sem entrar em detalhes que possam criar impasses com partidos do Centrão - bloco que fechou apoio a Geraldo Alckmin na eleição. Entre as propostas do candidato a presidente tucano estão uma reforma tributária que unifique impostos e a ampliação do combate à corrupção. Na segurança, o tucano pretende atribuir à Guarda Nacional poderes de polícia e dificultar a progressão de pena para crimes graves.

Propostas de Marina Silva

O programa de governo da candidata da Rede, Marina Silva, propõe que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja protegido por lei e que o Banco Central tenha autonomia, mas não tenha independência institucionalizada. As duas propostas divergem do que acandidata a presidente apresentou em 2014 e foram entregues pela campanha nesta terça-feira, 14, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para as eleições 2018. O documento faz ainda defesa contundente das reformas política, tributária e da Previdência.

Propostas de Ciro Gomes

As propostas de Ciro preveem um papel maior do Estado na indução do desenvolvimento econômico. O pedetista pretende ampliar o investimento em infraestrutura, que deverá atingir o nível de R$ 300 bilhões por ano, com auxílio do BNDES. Outra proposta do candidato a presidente pelo PDT é criar um fundo para ajudar os brasileiros com nomes sujos por dívidas a refinanciar suas pendências e aumentar a margem de consumo da população.

Propostas de Alvaro Dias

O candidato do Podemos à Presidência da República, Alvaro Dias promete um corte linear de 10% em todas as despesas do governo federal. O candidato a presidente também apresentou a proposta de uma reforma tributária que simplifique os impostos e uma reforma da previdência com sistema de capitalização. Na segurança ele pretende reduzir em 60% o número de homicídios e assaltos e zerar a fila do SUS com a informatização do sistema.

Propostas de Guilherme Boulos

O candidato do PSOL pretende recuperar as contas públicas com uma reforma tributária que amplie os impostos dos mais ricos, de indústrias e do setor agropecuário e reduza progressivamente os impostos sobre consumo. Além disso, Guilherme Boulos pretende alongar o perfil da dívida pública, com prazos mais longos e juros mais baixos. O candidato também pretende apelar para consultas, plebiscitos e referendos para validar propostas que não passem pelo crivo do Congresso.

Propostas de Henrique Meirelles

O ex-ministro da Fazenda, candidato pelo MDB, defende propostas de mudanças no sistema tributário e no sistema penitenciário. Henrique Meirelles também fala em maior geração de empregos, em especial com a criação de mais oportunidades para os jovens.

Propostas de Cabo Daciolo

Cabo Daciolo ganhou notoriedade ao liderar uma greve de bombeiros em 2011, no Rio de Janeiro
Cabo Daciolo ganhou notoriedade ao liderar uma greve de bombeiros em 2011, no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/Facebook/Cabo Daciolo / Estadão

O candidato a presidente do Patriota tem como eixo de suas propostas aumentar o investimento nas Forças Armadas e na educação, bem como melhorar os problemas de saúde e de violência urbana por meio da prevenção. Cabo Daciolo ainda promete baixar juros e impostos para promover o crescimento econômico.

Propostas de Vera Lúcia

A candidata do PSTU, em um plano simples com 16 pontos, propõe revogar a reforma trabalhista, um planos de obras públicas para gerar emprego e resolver problemas estruturais, aumento de salários e aposentadorias, entre outros.

Propostas de João Amôedo

João Amoêdo pretende fazer mudanças no sistema político e deixar o Estado mais enxuto. O candidato a presidente defende propostas como o fim do fundo partidário e do fundo eleitoral, além de propor a redução do número de parlamentares. Também defende a maior inserção do Brasil na economia mundial.

Propostas de José Maria Eymael

O democrata-cristão promete cumprir a Constituição e diminuir a carga tributária, além de fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) funcionar. Uma das propostas de José Maria Eymael prevê também a universalização do acesso ao esporte amador.

Propostas de João Goulart Filho

O filho do ex-presidente João Goulart tem como meta de governo dobrar o valor real do salário mínimo até o fim do mandato. Outras propostas do candidato do PPL preveem a redução da taxa de juros e o investimento em fontes renováveis de energia

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade