PUBLICIDADE

Tubarões sentem cheiro de sangue a distância?

Compartilhar

Não é exagero quando dizem que, em certas regiões, é perigosomergulhar no mar se estiver com alguma ferida aberta. Os tubarõessentem cheiro de sangue a quilômetros de distância, afirma o biólogo ezootecnista Daniel Pereira Rocha.

Atraídos pelo cheiro do sangue liberado até por pequenas feridas, os tubarões são ferozes
Atraídos pelo cheiro do sangue liberado até por pequenas feridas, os tubarões são ferozes
Foto: Getty Images

» Por que o siri anda de lado?

» Como o peixe elétrico dá choque?

» Como os camaleões mudam de cor?

"Isso ocorre devido ao formato e à fisiologia de seu nariz. Conforme o tubarão nada, a água flui através de duas narinas frontais. A água entra pela passagem nasal e passa por dobras de pele cobertas por células sensoriais", explica Rocha.

Ele diz ainda que, em alguns animais, essas células sensoriais podem detectar até mesmo os menores traços de sangue na água. "Um grandetubarão-branco seria capaz de detectar uma única gota de sangue em umapiscina olímpica", exemplifica.

Rocha destaca ainda o fato de olfato dos tubarões ser direcional.Segundo ele, as duas cavidades nasais atuam como seus dois ouvidos:odores que vêm da esquerda do tubarão chegam à cavidade esquerda antesde chegar à direita. Desta forma, o tubarão pode identificar de ondevem o odor e ir direto a ele.

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia? Clique aqui

e envie já a sua pergunta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade