Qual a origem da expressão "Voto de Minerva"?

A expressão está presente em nosso dia a dia, pode ser em uma brincadeira de criança ou em decisões necessárias para resolver impasses sérios. Quem nunca ficou com a responsabilidade de desempatar uma situação dando seu "Voto de Minerva"? Mas, você sabe como surgiu essa expressão? Descubra.

Uma estátua representa Atena na Academia de Atenas, na Grécia
Uma estátua representa Atena na Academia de Atenas, na Grécia
Foto: Getty Images

» Qual a origem da expressão "agora é que a porca torce o rabo"
» Quem inventou o vestido de noiva?
» Veja outras curiosidades de História

De acordo com o professor Ari Riboldi, em sua publicação 'A CPI das palavras', o nome Minerva vem do latim mens , mente: pensamento. Era o nome da deusa romana da sabedoria, das artes e da guerra. Na mitologia grega, corresponde à deusa Palas Atena, que protegeu os gregos na guerra de Tróia.

Como deusa da paz e da razão, presidia as artes, a literatura, a filosofia, a música e a atividade inteligente. Minerva era representada com um capacete na cabeça, a égide no braço e uma lança na mão, símbolos de guerra tendo ainda, junto a si um mocho e diversos instrumentos de matemática, símbolos das ciências e artes.

Segundo a mitologia grega, Orestes matou a mãe e o amante dela para vingar a morte do pai. Ao ser julgado por 12 cidadãos, houve empate e Atena, que presidia o júri, proferiu o voto de desempate a favor de Orestes. Neste momento, o voto de desempate passou a ser conhecido como Voto de Minerva.

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade
publicidade