PUBLICIDADE

A teia do Homem-Aranha conseguiria parar um trem lotado?

26 fev 2013 - 15h15
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Segundo estudantes de física, teia do homem-aranha seria poderosa o suficiente para parar trem
Segundo estudantes de física, teia do homem-aranha seria poderosa o suficiente para parar trem
Foto: Reprodução

No filme Homem-Aranha 2, de 2004, o herói aracnídeo para um trem com sua teia. Pois agora, estudantes de física da Universidade de Leicester, no Reino Unido, dizem ter feito os cálculos que mostram que a teia teria sim resistência suficiente para parar a locomotiva. O resultado foi publicado em uma revista especializada da universidade, que divulgou os dados na segunda-feira.

Três estudantes de pós-graduação calcularam as propriedades do material que seriam necessárias para parar quatro vagões lotados de passageiros e descobriram que a mais forte teia do planeta, de uma aranha de Madagascar, seria suficiente para o feito.

James Forster, Mark Bryan e Alex Stone primeiramente calcularam a força necessária para parar quatro vagões R160 do metrô de Nova York. Para fazer isso, eles analisaram a situação em que o herói se encontrava - a força exercida pelo trem e o tempo que ele levou para parar, por exemplo.

Eles descobriram que as características da teia do super-herói são parecidas com as da aranha real, com grande elasticidade e tenacidade (o que aguenta antes de romper), o que leva a crer que ela conseguiria sim parar um trem lotado em movimento.

"Geralmente se diz que as teias de aranha são mais fortes que aço, então nós pensamos que seria interessante ver se isso valeria para a escala do Homem-Aranha. Considerando o objeto de estudo, nós ficamos surpresos ao ver que a teia (do filme) foi retratada de maneira precisa", diz Stone, 21 anos.

Segundo a universidade, o artigo foi divulgado em uma área do jornal especializado de física da instituição que é dedicada a trabalhos de alunos e que estimula a criatividade destes. "Para ser um pesquisador de física, na indústria ou na academia, você precisa mostrar alguma imaginação, pensar fora do comum, e isso é certamente algo que o módulo permite aos nossos estudantes praticar", diz Mervyn Roy, professor da universidade.

Foto: Vicky Madden/UNC Chapel Hill / Divulgação

Qual animal poderia sobreviver ao apocalipse?

Conheça seres que sobreviveriam a poderosas radiações e falta de oxigênio

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade