PUBLICIDADE

Você sabe o que é cabruca? Entenda o que significa a palavra citada na novela ‘Renascer’

Origem da palavra tem relação com cultivo do cacau de forma sustentável

2 fev 2024 - 12h06
(atualizado às 12h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A palavra cabruca, citada na novela 'Renascer', significa um sistema de cultivo de cacau sustentável, praticado no sul da Bahia há mais de 300 anos. Ela tem origem na palavra "brocar".
Cacau é produzido com o método da cabruca há mais de 300 anos
Cacau é produzido com o método da cabruca há mais de 300 anos
Foto: Divulgação/Instituto Cabruca

Você já ouviu a palavra “cabruca” na novela Renascer, remake que está no ar na Globo? A cabruca é um sistema de cultivo sustentável de cacau, que é praticado no sul da Bahia há mais de 300 anos. Mas de onde vem essa palavra?

Na cabruca, o cacaueiro é plantado no miolo da Mata Atlântica e, dessa forma, ele se beneficia da sombra de outras árvores para crescer. O ato de entrar na vegetação para plantar cacau era chamado de “brocar” a mata. 

Com o passar do tempo e com as mudanças na linguagem, a palavra “brocar” virou “cabrucar”, e depois, “cabruca”.

O Instituto Cabruca, que nasceu com a missão de conservar e valorizar o sistema de produção conhecido como “cacau-cabruca” ou simplesmente "cabruca", explica em sua página oficial que o verbo "brocar" significa “fazer buracos na mata para plantar o cacau”.

Como é feita a cabruca

De acordo com o Instituto Cabruca, a prática consiste no plantio dos cacaueiros debaixo da sombra de árvores nativas da Mata Atlântica. Por conta disso, outras espécies de árvores também precisam ser conservadas – são mais de 228 árvores nativas. Entre elas estão: pau-brasil, jequitibá, jacarandá, vinhático e cedro.

Plantio de cacau através da cabruca é sustentável
Plantio de cacau através da cabruca é sustentável
Foto: Divulgação/Instituto Cabruca

“A importância da cabruca para a biodiversidade está em conservar estas espécies, além de propiciar que animais ameaçados de extinção, como o mico-leão da cara dourada, usufruam deste cenário conservado para se deslocar entre fragmentos florestais isolados”, diz o Instituto.

Instituto Cabruca

O Instituto Cabruca fica localizado em Ilhéus e atua na Bahia, no Pará e no Espírito Santo. Ele tem atuação nacional e internacional e busca conservar e difundir o sistema cabruca e seu grande potencial para a produção de cacau, frutas, madeira certificada, sementes florestais, plantas ornamentais, fármacos, ecoturismo e água, além de reduzir a emissão de carbono.

O sistema de cultivo conservacionista ajuda a manter os biomas Mata Atlântica e Amazônia, apresentando oportunidades para atuais e futuras gerações, segundo o Instituto.

Dentro do projeto também são desenvolvidos programas de combate à pobreza associados à produção de cacau em comunidades vulneráveis e à articulação de políticas públicas que ajudem a manutenção do sistema cabruca.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade