PUBLICIDADE

Fuvest e Unicamp 2024: dicas para as obras obrigatórias

Professora compartilha dicas para as leituras obrigatórias dos vestibulares 2024 da Fuvest e Unicamp. Confira!

26 set 2023 - 15h19
Compartilhar
Exibir comentários

As obras obrigatórias para leitura é um elemento importante e presente em alguns processos seletivos do ensino superior. Os vestibulares da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possuem suas listas de leituras que fazem parte da rotina de estudos dos candidatos dessas seleções.

Para Maria Catarina Bozio, coordenadora do Ensino Médio e professora de Redação do Poliedro de São José dos Campos, é necessário que o estudante se aproprie do conteúdo lido.

"É importante que o aluno tenha em mente que ler os livros é parte do estudo. Não deve ser encarado como lazer ou hobby. Sempre digo que se deve ter uma leitura ativa, utilizando lápis, canetas ou marca-textos para destacar os principais pontos e anotar as dúvidas."

Maria Catarina Bozio

A leitura ativa das obras obrigatórias é fundamental para um bom desempenho. As questões sobre os livros podem aparecer tanto na primeira fase quanto na segunda, seja como questão objetiva ou dissertativa, enfatiza a educadora. 

Bozio acredita que essas leituras contribuem na construção de uma bagagem pelos candidatos. Esse processo ajuda não só no momento de responder às questões específicas dos livros, mas sim na produção de redações, ampliação de vocabulário, bem como em uma maior compreensão de mundo. 

Maria Catarina Bozio, coordenadora do Ensino Médio e professora de Redação do Poliedro de São José dos Campos.
Maria Catarina Bozio, coordenadora do Ensino Médio e professora de Redação do Poliedro de São José dos Campos.
Foto: Divulgação Poliedro.  / Brasil Escola

É interessante os estudantes priorizarem as obras que irão sair da lista definida pela universidade ou aquelas que estão estreando na relação, conta a coordenadora. 

Outra dica compartilhada por Bozio se refere à relação com algum determinado contexto ou movimento histórico. As obras que possuem esse tipo de relação ajuda os estudantes a entenderem melhor o enredo, as implicações literárias e influências históricas.

Dicas para as leituras obrigatórias da Fuvest e Unicamp 

Confira dicas para as leituras obrigatórias dos vestibulares da Fuvest e Unicamp, compartilhadas pela professora Maria Catarina Bozio: 

Comece pelo planejamento e estabeleça metas

Defina um período do dia para realizar suas leituras. Nesse prazo, concentre-se na atividade e evite distrações.

Estabeleça metas possíveis, como um número de páginas para ler a cada dia. Organize seu tempo por meio de aplicativos de leitura, que ajudam também a fazer anotações e definir horários para as atividades. 

Crie o hábito com textos mais curtos

Inicie a leitura com obras mais acessíveis, mais curtas, como por exemplo contos, crônicas e poesias. 

Alterne a leitura em caso de dificuldade

Caso a leitura esteja difícil, pause-a e comece uma outra. Faça gravações de áudio, dizendo sobre suas impressões e o que entendeu sobre a obra, isso pode ajudar a retomar a leitura e a fixar conhecimento sobre o que foi lido. 

A leitura em voz alta pode ajudar 

Ler em voz alta pode contribuir para uma melhor compreensão da obra. Uma alternativa pode ser ouvir o livro por meio da versão de audiobook, o que pode ajudar no aproveitamento do tempo. 

Explore diferentes canais

Consumir conteúdos de outros canais que façam análises sobre as obras pode ser interessante. Por exemplo, os podcasts. A educadora lembra que isso serve como complemento e não pode substituir a leitura na íntegra dos livros. 

Obras obrigatórias do Vestibular 2024 da Fuvest

  • Marília de Dirceu- Tomás Antônio Gonzaga

  • Quincas Borba - Machado de Assis

  • Angústia - Graciliano Ramos

  • Alguma Poesia - Carlos Drummond de Andrade

  • Mensagem - Fernando Pessoa

  • Nós matamos o cão tinhoso! - Luís Bernardo Honwana 

  • Campo Geral - Guimarães Rosa 

  • Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles

  • Dois irmãos - Milton Hatoum

As inscrições para a Fuvest 2024 estão abertas até 6 de outubro. A 1ª fase será realizada no dia 19 de novembro e a 2ª fase acontecerá nos dias 17 e 18 de dezembro. As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 3 e 6 de janeiro de 2024. 

Obras obrigatórias do Vestibular 2024 da Unicamp

  • Olavo Bilac  -  A Tarde

  • Conceição Evaristo  -  Olhos d'água

  • Pero Vaz de Caminha  -  Carta de Achamento a el-rei D. Manuel

  • Machado de Assis  -  Casa Velha

  • Raul Pompeia  -  O Ateneu

  • Paulina Chiziane  -  Niketche - uma História de Poligamia

  • Lygia Fagundes Telles -   Conto "Seminário dos ratos"

  • Cartola  -  Canções escolhidas

  • Lewis Carrol  -  Alice no país das maravilhas

As inscrições para o Vestibular 2024 da Unicamp se encerraram no dia 31 de agosto. Os candidatos farão a 1ª fase no dia 29 de outubro. Os selecionados para a 2ª fase, realizarão a avaliação nos dias 3 e 4 de dezembro. A prova de habilidades específicas acontecerá entre os dias 7 e 9 de dezembro. 

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade