PUBLICIDADE

Conheça 5 profissões digitais para o futuro

Inteligência Artificial, Experiência do Usuário e cibersegurança estão na lista de profissões digitais com alta procura no futuro, segundo especialista

21 mar 2024 - 15h18
(atualizado em 22/3/2024 às 10h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Inteligência Artificial (IA) já é uma das áreas mais promissoras. Além dela, Experiência do Usuário (UX) e cibersegurança entram na lista de profissões digitais que devem ter alta procura no futuro.

Para atuar na área digital, o profissional não necessariamente precisa ter formação em cursos de tecnologia, como, por exemplo, Tecnologia da Informação (TI) e Engenharia de Software, mas a recomendação é que o trabalhador fique ligado às tendências e se especialize cada vez mais.

Adriana Hassin, Gerente Executiva de Consultoria Pedagógica no SAS Educação, comenta que, à medida que a sociedade avança rapidamente em direção a uma era cada vez mais digitalizada, novas profissões emergem, moldando o cenário profissional do futuro.

"Estamos testemunhando uma revolução nas carreiras, impulsionada pela tecnologia, inovação e mudanças nas necessidades globais", reforça a especialista. 

A profissional salienta, ainda, que a cultura digital é uma necessidade do mercado de trabalho e das profissões do século XXI bem como uma das competências gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Profissão de UX estará em alta no futuro
Profissão de UX estará em alta no futuro
Foto: Brasil Escola

5 profissões digitais para o futuro

Adriana Hassin lista abaixo cinco profissões ligadas à area digital que devem estar em alta no futuro. Confira, também, os cursos relacionados a essas carreiras.

1) Experiência do Usuário (UX)

A especialista ressalta que é cada vez mais importante a experiência do usuário em produtos e serviços digitais, e os designers de UX, por exemplo, estão na linha de frente da criação de interfaces intuitivas e envolventes.

"Os profissionais de UX desempenham um papel crucial na garantia de que a tecnologia seja acessível e fácil de usar para todos. Além disso, para o desenvolvimento de uma cultura digital, faz-se necessário que as escolas ensinem aos alunos como utilizar ferramentas novas de forma adequada e ética"

Adriana Hassin

Cursos ligados à área de UX

Cibersegurança também estará em alta no futuro
Cibersegurança também estará em alta no futuro
Foto: Brasil Escola

2) Cibersegurança

Para a especialista do SAS Educação, os profisisonais ligados à cibersegurança tornam-se essenciais para proteger informações sensíveis e garantir a integridade dos sistemas.

"Como as ferramentas digitais dependem de humanos, outros conseguem desvendar os algoritmos e criar ameaças. Por isso, há cada vez mais a necessidade de profissionais com a capacidade de analisar criticamente os problemas", acredita.

Segundo Adriana, a segurança da informação é uma prioridade máxima, e profissionais nesse campo estão na demanda para mitigar riscos e fortalecer as defesas digitais.

Cursos ligados à área de Cibersegurança

Haverá grande demanda de profissionais da Saúde digital no futuro
Haverá grande demanda de profissionais da Saúde digital no futuro
Foto: Brasil Escola

3) Saúde Digital

Na opinião da especialista Adriana, a telemedicina, registros eletrônicos de saúde e a integração de tecnologias inovadoras na área da saúde estão redefinindo a forma como a assistência médica é prestada.

"Especialistas em saúde digital desempenham um papel crucial na implementação e otimização dessas tecnologias, melhorando a eficiência e a acessibilidade dos serviços de saúde. Todas essas profissões, e outras, estão em sintonia com o mundo desafiador de hoje, onde novas profissões surgem rapidamente, enquanto as mais clássicas são impactadas pelas novas tecnologias" 

Adriana Hassin

Cursos ligados à área de Saúde Digital

Cursos de Engenharia estão ligados à área de economia verde
Cursos de Engenharia estão ligados à área de economia verde
Foto: Brasil Escola

4) Economia Verde

A especialista revela que o investimento na transição verde e na mitigação das mudanças climáticas estão impulsionando a transformação do setor e abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho.

"Espera-se que os efeitos mais fortes de criação líquida de empregos sejam impulsionados por investimentos que facilitem a transição verde das empresas, com mais da metade dos entrevistados esperando que isso aconteça", comenta.

Cursos ligados à área de Economia Verde

A grande procura por profissionais da área de IA já é uma realidade
A grande procura por profissionais da área de IA já é uma realidade
Foto: Brasil Escola

5) Inteligência Artificial (IA)

Com o crescente papel da IA em diversos setores, desde medicina até agronomia, a demanda por especialistas em IA continua a aumentar.

"Profissionais capazes de desenvolver algoritmos avançados, implementar soluções de aprendizado de máquina e compreender os princípios éticos da inteligência artificial tornam-se peças-chave nas organizações", enfatiza a profissional. 

Na opinião de Adriana Hassin, o mundo corporativo está à procura de pessoas para aprimorar cada vez mais o algoritmo, não para substituir as profissões, mas para ajudá-los a otimizar o tempo no trabalho do dia a dia.

Cursos ligados à área de IA

5 profissões digitais para o futuro
5 profissões digitais para o futuro
Foto: Brasil Escola
Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade