PUBLICIDADE

Banco de Redações de março é sobre pessoas com deficiência visual

O tema de março do Banco de Redações do Brasil Escola é "Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação". O envio e correção do texto são gratuitos e on-line

6 mar 2024 - 14h47
(atualizado às 14h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O tema de março do Banco de Redações do Brasil Escola é "Desafios na inclusão de pessoas com deficiência visual na educação". O envio e correção do texto são feitos de forma totalmente gratuita e on-line.

Inserir Pessoas com Deficiência (PcD) visual na edução requer diversos desafios, tais como a falta de recursos adequados até atitudes sociais e estruturais desfavoráveis. Alguns exemplos são ausência de materiais didáticos acessíveis, como livros em Braille, tecnologias adaptadas e adaptação da estrutura física.

Outro ponto que também dificulta a integração plena dos alunos com deficiência visual é a falta de formação adequada para professores.

Para que as pessoas com deficiência visual tenham maior acessibilidade na edução, são necessários esforços contínuos de sensibilização, investimentos em recursos e capacitação, além de uma abordagem inclusiva e proativa por parte das instituições educacionais e da sociedade como um todo.

No Banco de Redações, os estudantes podem treinar escrever textos no modelo de texto dissertativo-argumentativo com temáticas que estão em alta e podem ser cobradas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos vestibulares.

Como funciona o Banco de Redações do Brasil Escola?

O Banco de Redações do Brasil Escola abre ao longo do mês três prazos para envio de redações. Cada prazo possui um limite de 40 redações para cada tipo de correção (equipe e Iara). 

Lembrando que cada estudante poderá enviar apenas uma redação por mês e, caso o limite de redações da equipe seja atingido, não será possível enviar para a Iara. 

É possível enviar o texto para correção de duas formas, para ser corrigida pela equipe de professores ou por meio da Iara, a Inteligência Artificial do Brasil Escola.

O resultado da correção da Iara é disponibilizado de forma automática em menos de um minuto e conforme as cinco competências exigidas no Enem.

Por outro lado, a equipe de professores possibilita uma correção mais detalhada e aprofundada do texto enviado. Essa correção será disponibilizada no dia 1º de setembro. 

Na área do estudante, no site do Brasil Escola Vestibular, é possível acessar o status de correção da redação enviada pelo Banco de Redações, além dos resultados dos simulados feitos no site.

Quando o estudante enviar a redação para correção da Iara, será possível encaminhar esse mesmo texto aos professores para realizarem uma outra avaliação da redação. Esse processo também pode ser feito quando o usuário enviar primeiramente para a equipe e desejar a correção pela Iara do mesmo texto. 

Cronograma de envio das redações de janeiro de 2024

Veja os prazos de envio do Banco de Redações deste mês:

  • 1º prazo: 2 a 8 de março

  • 2º prazo: 10 a 18 de março

  • 3º prazo: 20 a 27 de março

Correção de redações pela Iara

A correção de redações pela Iara é feita de forma automática e conforme o padrão de correção do Enem, isto é, ela apresenta aos estudantes a correção do texto seguindo as cinco competências avaliadas pelo exame.

A vantagem da correção pela Iara é ter a devolutiva com a nota em menos de um minuto! Com isso, os estudantes terão a oportunidade de ter um acesso rápido à correção e otimizar o processo dos estudos. 

Confira abaixo a página onde o usuário pode enviar, clicando no botão de cor laranja, sua redação para a correção pela equipe do Brasil Escola e o local para solicitação de correção pela Iara, no botão de cor verde.

Correção da redação pela Iara.
Correção da redação pela Iara.
Foto: Brasil Escola

A Iara irá apresentar a correção da redação enviada em menos de um minuto:

Foto: Brasil Escola

Videoaula sobre redação para o Enem

Veja na videaula abaixo a explicação sobre as cinco competências da redação do Enem:

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade