Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: reeleição em faculdade de GO desagrada estudantes

18 nov 2009 - 15h46
(atualizado às 17h06)
Compartilhar

Os estudantes da Universidade Estadual de Goiás (Ueg), do campus localizado no município Posse, a 509 km da capital Goiânia, realizaram um protesto na noite desta terça-feira contra a reeleição de Antonio Carlos Nunes de Souza, atual diretor da unidade.

Alunos mostraram o descontentamento com a reeleição do diretor da unidade
Alunos mostraram o descontentamento com a reeleição do diretor da unidade
Foto: Gearley Duques Borges / vc repórter

"Nós não temos voz, pois ele não dá espaço e não ouve as nossas opiniões", diz Gearley Duques Borges, aluno do curso de Tecnologia em Agropecuária. O manifesto foi organizado pelo Diretório Acadêmico (DA) da universidade e, segundo Borges, mais de 200 pessoas mostraram seu descontentamento com o resultado da eleição.

"Não há nada contra a legitimidade da votação. Estamos lutando pela melhoria da gestão que há quatro anos é ocupada por Antonio Carlos", afirma Anderson Luiz Brandão, membro do DA. "Ao invés de a universidade progredir, ela regrediu. Muitos professores competentes foram demitidos por também não estarem satisfeitos", complementa.

Tendo como base o Regimento Eleitoral do órgão, o peso dos votos varia de acordo com a categoria ocupada pelo eleitor. O corpo discente, formado pelos alunos, responde por 25%, assim como os servidores administrativos. Os 50% restantes são ponderados pela escolha dos docentes.

A votação ocorreu no último dia 13, e, segundo a Ueg, Antônio Carlos recebeu 54,89% dos votos, contra 45,11% do concorrente Sérgio Reis Ferreira dos Santos, professor da disciplina de Estatística.

Apesar de o número de estudantes ser o maior entre os eleitores, o peso de 25% prejudicou a escolha da maioria. "Dos 464 alunos votantes, 269 optaram pelo Sérgio", afirma a vice-diretora da unidade Doralice Santiago Rocha. Segundo ela, mais de 165 alunos não compareceram para votar.

A vice-diretora afirma ainda que nenhum processo de gestão agrada a todos, mas que a reeleição foi democrática e que não houve problemas durante a votação. "A universidade continua com sua rotina e não interfere no direito de quem deseja se manifestar". A homologação dos resultados acontece ainda nesta quarta-feira.

O internauta Gearley Duques Borges, de Posse (GO), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra