vc repórter: novo acesso desafoga entrada da Unicamp
Um novo trecho na avenida Guilherme Campos, no norte de Campinas (SP), deve evitar congestionamentos na volta às aulas das universidades no próximo mês. A obra foi entregue na última quarta-feira, 15/7, e oferece um acesso alternativo aos campi de Unicamp, PUC Campinas e Facamp, desviando o fluxo da rodovia Dom Pedro I (SP-65).
» vc repórter: mande fotos e notíciasCom a mudança, os cerca de 35 mil veículos que circulam por dia pelo local em período letivo, serão divididos entre as vias. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) estima 10 a 15 mil veículos por dia passem a utilizar o trecho prolongado, que tem cerca de 2 km.
A empresa planeja levar uma equipe à avenida quando o semestre iniciar para dar instruções aos motoristas. Localizada no Jardim Santa Genebra, ao lado do shopping Parque Dom Pedro, a avenida é uma das vias perpendiculares da rodovia.
Planejada em conjunto com as universidades PUC Campinas e Unicamp, a ampliação teve custo aproximado de R$ 8,5 milhões, utilizados dentro do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre poder público e iniciativa privada.
No projeto, a divisão das entradas para o campus 1 da PUC e para a Unicamp foi uma prioridade, de acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva. "A preocupação foi desenvolver um acesso fácil à Unicamp, quase que exclusivo", disse ele ao jornal da instituição.
O internauta Wagner Guidi, de Campinas (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.