PUBLICIDADE

USP, Unicamp e Unesp podem ter vestibular seriado para estudantes de SP

Ideia é reservar cerca de 10% das vagas para a nova modalidade, voltada aos estudantes da rede estadual de ensino. Projeto ainda precisa ser aprovado

10 mar 2023 - 18h51
Compartilhar
Exibir comentários

Estudantes da rede estadual de São Paulo podem ter mais uma possibilidade de ingresso nas três maiores universidades públicas do estado a partir do ano que vem. USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) pretendem implementar uma modalidade seriada de vestibular por meio das notas obtidas pelos alunos no Saresp, um sistema de avaliação aplicado pelo governo estadual para medir o desempenho escolar.

Foto: Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp/Divulgação / Guia do Estudante

A ideia é que ao final do Ensino Médio, as notas obtidas pelo estudante em cada ano desta etapa de ensino sejam somadas e utilizadas para entrar nas universidades, sem necessidade de realizar os vestibulares tradicionais ou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O anúncio da proposta, que já foi apresentada ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi feito na manhã desta sexta-feira (10) em Ribeirão Preto, durante o <a href=" " target="_blank" rel="noopener">lançamento da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional. O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti, enfatizou, no entanto, que a decisão ainda não passou por colegiados e outras instâncias internas, necessário para que a nova modalidade possa, de fato, ser implementada já a partir deste ano.

Para que o Saresp passe a ter este fim seriam necessários alguns ajustes. Atualmente, a prova é aplicada no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio - a primeira mudança, portanto, seria passar a aplicar o exame também no 1º e 2º ano desta etapa, para que as notas sejam somadas. Carlotti enfatizou que, ao aderir o modelo, as universidades poderiam estreitar o laço com o ensino público e acompanhar mais de perto os alunos, conhecendo suas dificuldades e virtudes.

De acordo com a Folha de S. Paulo, USP, Unesp e Unicamp pretendem reservar cerca de 10% das vagas ofertadas para o vestibular seriado. Com a medida, esperam estimular os estudantes da rede pública do estado a tentarem uma vaga. Atualmente, apenas 10% dos 400 mil alunos das escolas estaduais de São Paulo se inscrevem para a Fuvest, vestibular tradicional da USP.

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade