USP impede formatura de 50 alunos por suspeita de carga horária irregular
A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) impediu a formatura de cerca de 50 alunos da graduação devido a uma suspeita de que eles tenham utilizado carga horária irregular para concluir o curso. A instituição investiga se os estudantes contaram com "créditos" de aulas cursadas em outras faculdades, antes do ingresso em direito, para compor a carga horária - o que não é permitido na USP. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
A faculdade permite que cerca de 5% do curso seja feito em outras unidades, desde que as aulas sejam cursadas ao mesmo tempo que a graduação em direito. A USP não permite que um aluno já graduado em outro curso aproveite as disciplinas no curso atual.
Um estudante que teve a formatura cancelada afirmou que de fato usou créditos cursados antes de ter entrado no direito. Porém, ele afirmou que o aproveitamento das horas foi aprovado pela seção de atendimento aos alunos da faculdade.
O problema foi identificado pela comissão de graduação da faculdade. O diretor da instituição, Antonio Magalhães Filho, determinou "abertura de sindicância para apuração de irregularidades no cadastramento de créditos em disciplinas livres", e suspendeu temporariamente esses créditos.
A festa de colação de grau da turma teria ocorrido na sexta-feira. Além dos 50 alunos que se formariam neste semestre, outros 100 estudantes que ainda cursam a faculdade também foram afetados pela medida.
| Ranking da OAB | |
![]() |
Veja quais são e onde ficam as 50 melhores e as 50 piores faculdades nos Exames Unificados da OAB |
