USP concede título Honoris Causa a Nelson Mandela
- Vagner Magalhães
- Direto de São Paulo
O líder sul-africano Nelson Mandela foi agraciado nesta quarta-feira (24) com o título Honoris Causa, oferecido pela Universidade de São Paulo, durante a abertura do 1º Seminário Internacional Centro Ruth Cardoso, no campus da universidade. A mulher de Nelson Mandela, Graça Machel, recebeu a honra. Também participou da homenagem, o ex-presidente da República do Brasil, Fernando Henrique Cardoso.
O título é concedido a pessoas que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.
Graça agradeceu e disse que devido à idade avançada de Mandela, que está com 92 anos, ele já encerrou a sua atividade internacional. A FHC ela entregou um livro com a biografia de Mandela.
No seminário, Graça contou a sua trajetória em favor da educação, principalmente em sua terra natal, Moçambique, onde, em 1975, quando o país se viu independente de Portugal, o analfabetismo alcançava 93% da população.
"Nos primeiros anos, conseguimos uma redução substancial, mas depois, com a luta armada, isso se perdeu um pouco. Hoje, praticamente metade da população ainda não sabe ler e escrever", disse.
Em uma breve fala, Fernando Henrique lembrou do legado deixado por sua mulher, Ruth Cardoso, no campo da educação. "As propostas deixadas pela Ruth não pertencem mais a ela. Foram 5 milhões de pessoas que passaram pelo projeto de Alfabetização Solidária, sem que se fizesse muita propaganda. Talvez hoje pudesse ser diferente. Mas o governo Lula continuou e inovou e o que importa é que ele foi adiante", disse.