PUBLICIDADE

Tande, ex-jogador de volei, sofre infarto. Veja lista de sintomas do infarto

Tande, ex-jogador de volei, contou suas redes sociais que sofreu um infarto na última sexta-feira (12). Dor, falta de ar e tontura são sintomas de um infarto.

16 abr 2024 - 14h33
(atualizado às 18h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, contou suas redes sociais que sofreu um infarto na última sexta-feira, 12 de abril. Dor, falta de ar e tontura são sintomas de um infarto.

Segundo o ex-atleta, que tem 54 anos, no momento ele se encontra em casa, recuperando-se do infarto. Tande informou que teve 98% de entupimento em uma das artérias do coração.

O ex-jogador relatou também que teve sintomas clássicos de infarto, como palpitações e falta de ar, mas também sentiu dor no ouvido, que, de acordo com médicos, não é considerado algo previsível nesse caso. O ex-atleta também revelou que o infarto poderia ser consequência de não ter se cuidado tanto durante os últimos quatro anos.

Tande fez parte da seleção brasileira de vôlei durante mais de 10 anos. Com a equipe, participou de três olimpíadas, sendo medalhista de ouro nas Olimpíadas de Barcelona em 1992.

O que é um infarto?

Conforme este artigo, o infarto do miocárdio, conhecido também como ataque cardíaco, pode ser definido como a morte das células musculares cardíacas de uma região em decorrência de uma isquemia (redução do fluxo sanguíneo) prolongada.

O texto destaca que o infarto está entre as principais causas de morte no Brasil e está diretamente relacionado com a adoção de hábitos de vida pouco saudáveis.

Pesquisa do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) mostrou que, entre os anos 2018 e 2022, o Brasil registrou aumento de 150% no número de infartos.

Quais são as causas do infarto?

O infarto do miocárdio é considerado a principal forma de cardiopatia isquêmica (condição causada pela redução no fornecimento de sangue para o tecido muscular do coração), como mostra o texto.

O artigo aponta que a principal causa do infarto é a aterosclerose, que se caracteriza pela formação de placas de gordura e outros elementos nas artérias.

Quais são os sintomas do infarto?

Para identificar um infarto, analisa-se os sintomas, juntamente com alguns exames, como o eletrocardiograma.
Para identificar um infarto, analisa-se os sintomas, juntamente com alguns exames, como o eletrocardiograma.
Foto: Brasil Escola

Os principais sintomas do infarto, também segundo o artigo, são estes:

  • Dor ou desconforto na região peitoral que pode irradiar-se para costas, rosto e braço esquerdo. (Essa dor é intensa e permanece por um período de tempo prolongado. Ela é descrita, normalmente, como uma dor opressiva, como se algo pressionasse o peito.)

  • Suor frio

  • Falta de ar

  • Tontura

  • Palidez

  • Alteração na frequência cardíaca

  • Mal-estar súbito

*Com informações do UOL

Crédito da imagem:

Por Silvia Tancredi

Jornalista

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade