PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Olimpíada de História do Brasil 2024 da Unicamp abre inscrição

Inscrições para 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) estão abertas. Prazo vai até 26 de abril. Estudantes da rede pública têm inscrição gratuita

15 abr 2024 - 15h27
(atualizado às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários

As inscrições para a 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) já estão abertas. O prazo para cadastro segue até o dia 26 de abril. Estudantes da rede pública têm inscrição gratuita, já alunos da rede particular devem pagar R$ 115 (por equipe).

A competição é organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na edição do ano passado, mais de 1,3 mil estudantes e professores de todo o Brasil participaram da final da olimpíada.

Cada equipe deve ser formada por um professor de História e três alunos. Podem se inscrever estudantes e professores do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. 

Fases da ONBH 2024

A 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil contará com seis fases on-line, sendo cada uma com duração de uma semana. A última fase ocorrerá de forma presencial nos dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp.

Em cada fase, as equipes deverão responder questões de múltipla escolha e fazer tarefas. Essas atividades podem ser realizadas com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, documentos, orientação do professor, etc.

A Olimpíada ONHB 2024 contará não só com questões deHistória do Brasil, mas tambémassuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc.

A competição premiará as equipes e escolas participantes baseando-se no resultado ponderado do desempenho das equipes nas fases online e nas provas da fase final.

Premiação da ONHB 2024

Todas as equipes receberão certificados. Os grupos que forem para a fase final também contarão com medalhas de ouro, prata, bronze e "cristal" e troféus para as escolas.

Para mais detalhes, acesse o site da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil.

Equipe da 15ª Olimpíada Nacional de História do Brasil/Crédito da
Equipe da 15ª Olimpíada Nacional de História do Brasil/Crédito da
Foto: ONBH / Brasil Escola

Novidades da ONHB 2024

Entre as novidades da Olimpíada de História do Brasil 2024, destaca-se a gratuidade na inscrição de alunos da rede pública, a separação da concorrência das equipes por níveis e as bolsas de iniciação científica júnior.

Veja abaixo os detalhes de cada mudança na OBHB 2024:

1) Inscrição gratuita

Conforme a coordenadora do projeto e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Cristina Meneguello, a ONHB depende do pagamento das inscrições para se manter.

Entretanto, a profissional ressalta que, por causa do crescimento e consolidação da competição, além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agora será possível garantir a gratuidade a esses estudantes.

"A ONHB é uma importante ferramenta de aprendizagem, e queremos que ela alcance cada vez mais pessoas", afirma a profissional.

2) Separação da concorrência das equipes por níveis

Agora, os grupos formados por estudantes do ensino fundamental e médio irão competir com equipes compostas por alunos dos mesmos níveis de ensino.

Meneguello explica que a prova continuará sendo a mesma para todos os alunos, mas esse novo formato criará um maior equilíbrio entre os participantes.

"A prova é elaborada de forma que todos os alunos, tanto do ensino fundamental quanto do médio, sejam capazes de fazer. A ONHB tem um formato original que não exige que os alunos saibam o conteúdo previamente e permite que aprendam durante a realização da prova.

3) Oferta de bolsas de Iniciação Científica Júnior

Segundo a coordenadora do projeto, a bolsa destina-se a estudantes de escolas públicas que obtiverem as maiores pontuações na ONHB, dentro do nível de ensino (fundamental ou médio) e do estado ao qual pertencem.

"As bolsas são disponibilizadas pelo CNPq e têm duração de 12 meses. Como contrapartida, os alunos contemplados deverão participar de, ao menos, um dos projetos da ONHB realizados em 2024 e 2025", salienta.

Por que participar de Olimpíadas Científicas?

Participar de Olimpíadas Científicas ajuda o estudante a adquirir mais conhecimento e ampliar o seu currículo na disciplina em questão.

Além disso, os alunos podem usar as notas das competições para ingressar em universidades públicas. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), além da Unicamp, são exemplos de instituições que aceitam as notas de olimpíadas científicas.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade