PUBLICIDADE

Sisu 2022/2: convocação pela lista de espera começa nesta segunda (25)

Candidatos devem consultar o resultado no site da própria instituição de ensino para a qual estão concorrendo

25 jul 2022 - 15h42
Compartilhar
Exibir comentários

A partir desta segunda-feira (25), candidatos inscritos na lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) podem começar a ser convocados pelas universidades participantes do programa.  O resultado fica disponível nos sites oficiais das instituições de ensino para as quais os candidatos estão concorrendo. Caso selecionados, devem seguir os procedimentos indicados pela universidade para realização da matrícula.

Foto: Marcos Homem/Getty Images / Guia do Estudante

+ Sisu: os principais documentos exigidos para matrícula nas universidades

Estudantes que não passaram na chamada regular do Sisu 2022/2 tiveram entre os dias 06 e 18 de julho para manifestarem interesse em participar da lista de espera.

Não há um cronograma ou uma quantidade exata de chamadas nesta modalidade, tudo depende do número de vagas ofertadas e de quantos convocados se matricularem - conforme as desistências, as instituições liberam mais chamadas.

Por isso, muitas vezes, o processo de chamada dos candidatos em lista de espera se estende bastante, até mesmo após o início das aulas. O recomendado é consultar diariamente o site da faculdade para a qual está concorrendo.

Para saber quanto as listas de espera rodam ou mais informações sobre o funcionamento delas, acesso o texto do GUIA DO ESTUDANTE sobre o assunto.

Sisu

Criado em 2010, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tornou-se a maior porta de acesso às universidades públicas brasileiras. Por meio da nota do Enem, o Sisu seleciona estudantes para quase todas as universidades estaduais e federais do país.

Assim como o Prouni, ele também acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. O requisito básico para se inscrever é ter realizado o Enem 2021 e não ter zerado a redação. Quem fez o exame como treineiro também não pode concorrer.

Não é necessário atender a critérios socioeconômicos para a inscrição no Sisu. O programa, no entanto, reserva uma parte das vagas para egressos de escolas públicas e pessoas pretas, pardas ou indígenas. Para entender melhor como funciona o Sisu acesse este link.

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade