Rio: Petrópolis ganhará primeiro museu de anatomia do estado
Rio: Petrópolis ganhará primeiro museu de anatomia do estado
Os cariocas que visitaram a exposição "Corpo Humano" no Museu Histórico Nacional, no fim de 2008, puderam conferir o visual dos tecidos humanos, que pareciam estar vivos, e certamente saíram de lá impressionados. Pois o Estado do Rio de Janeiro ganhará um museu de anatomia nos mesmos moldes da mostra.
O projeto do museu, proposto pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, foi um dos 103 selecionados pela Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) em 2009. Já batizado de Museu de Anatomia Humana e Patológica, será o primeiro museu de ciência da Região Serrana e o primeiro museu de anatomia do estado.
A técnica que conserva os corpos e órgãos verdadeiros se chama plastinação. Criada nos anos 70 pelo alemão Gunther Von Hagens e aperfeiçoada pelo americano Roy Glover, ela utiliza um material - semelhante a uma resina - que permite plastificar partes do corpo humano.
Nove instituições foram contempladas este ano pelo Programa de Difusão e Popularização da Ciência e da Tecnologia: UFRJ, Uerj, Uenf, UFF, Fiocruz, PUC-Rio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet). Criado em 2007, o Programa Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia disponibiliza R$ 1,5 milhão de recursos para pesquisas.