PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Professores da rede municipal de Esteio passam por capacitação

Gestão escolar em tempos de mudança foi o tema do encontro

3 jul 2023 - 12h24
Compartilhar
Exibir comentários

Os desafios da gestão escolar em tempos de mudança foi o tema do encontro de formação para as equipes diretivas das escolas da rede municipal de ensino. A palestra proferida pela professora Claudia Costin, professora universitária e presidente do Instituto Singularidades, trouxe os principais temas abordados na Agenda 2030 para a Educação - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que tem por meta assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O encontro contou com a participação do prefeito Leonardo Pascoal e da secretária municipal de Educação, Cláudia Ruschel.

Foto: Cristiane Franco / Porto Alegre 24 horas

De acordo com a especialista, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) é assegurar que até 2030, todas as meninas e meninos completem Educação Primária e Secundária de qualidade  conduzindo a resultados de aprendizagem relevantes e efetivos. "É necessário garantir que até essa data todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável por meio da educação, estilos de vida sustentáveis, dignidade humana, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global. Temos muito a fazer até lá e precisamos compreender a nossa responsabilidade, enquanto gestor de educação, nesse processo", observou.

Claudia destacou que os problemas na formação educacional começam cedo. De acordo com Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb/2021), 54,73% dos alunos no terceiro ano do ensino fundamental estavam em níveis insuficientes de leitura e só 10,8% dos jovens de terceira série do ensino médio aprenderam o suficiente em matemática e 37,1% em português. "São números que impressionam e que precisam ser tratados com toda atenção que pudermos direcionar. Esses dados trazem uma realidade muito latente nas escolas públicas, onde há maior vulnerabilidade nas histórias desses estudantes", disse.

A professora falou ainda das realidades que atingem o educador, no Brasil, dificultando, muitas vezes o trabalho que é realizado. "Há uma desvalorização do profissional, mas é preciso que nós nos percebamos um assegurador de aprendizagem e não um mero fornecedor de aulas expositivas. Desenvolver um sentido de urgência no resgate de aprendizagens perdidas. Ter orgulho profissional e espírito de time também fazem parte da nossa atividade", destacou.

Ao final da explanação, Claudia Ruschel agradeceu a presença da professora e lembrou dos esforços que a administração municipal tem feito para qualificar a educação na rede pública, especialmente nos investimentos feitos na formação profissional. "Nosso esforço vai além do investimento em infraestrutura. A formação dos nossos profissionais, a qualificação de cada um dos nossos professores e gestores, também são parte fundamental desse processo. E a presença da professora Claudia Costin traz isso: experiência e conhecimento em gestão pública", disse.

Claudia Costin

Professora, acadêmica, administradora e economista brasileira, Cláudia foi ministra interina da Administração Federal e secretária da Administração no governo Fernando Henrique Cardoso. Por São Paulo, foi secretária da Cultura durante o governo Alckmin. Pela cidade do Rio de Janeiro, foi secretária da Educação durante o mandato de Eduardo Paes. Graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas é Doutora em Administração Pública pela mesma instituição. È professora Universitária e presidente do Instituto Singularidades.

Texto: Prefeitura de Esteio

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade