PUBLICIDADE

Professor da USP é afastado depois de entregar 'prêmio de pior aluno' em sala de aula

Caso aconteceu no Instituto de Geociências; a estudante ganhou um livro de poesias escrito pelo próprio professor

20 mar 2024 - 17h38
(atualizado em 25/3/2024 às 09h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Um professor do Instituto de Geociências da USP foi afastado após criar um 'prêmio de pior aluno' e entregá-lo a uma estudante em sala de aula, conforme denunciado por alunos da instituição.

Um professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) foi afastado de suas atividades depois de criar um "prêmio de pior aluno" e entregá-lo a uma estudante em sala de aula. A situação foi denunciada por alunos dos centros acadêmicos da instituição na terça-feira, 19. No mesmo dia, a USP anunciou o afastamento do docente.

Segundo os alunos, o professor havia anunciado que daria um prêmio aos dois melhores alunos da turma - que seria uma coleção de seus livros referentes ao conteúdo do curso - e, para o pior aluno, daria um livro de poesias, também de sua teoria. Os estudantes, porém, não chegaram a acreditar que ele iria, de fato, realizar a última entrega.

"Nesse sentido, * e os presentes na sala 105 não só foram surpreendidos com a sórdida premiação do apontado senhor, mas também assistiram bestializados à aluna ser importunada a levantar-se frente à turma depois de negar várias vezes, e ser pilheriada por meio do uso jocoso do idioma de seus ancestrais - as palavras konichwa, sayonara, ohayo foram usadas sem nexo lógico aparente - enquanto recebia o livro", diz a nota publicada pelos centros acadêmicos, com um asterisco no lugar do nome da estudante premiada.

A jovem não aceitou ler um trecho do livro, como insistia o professor. Ainda de acordo com os alunos, ele mesmo acabou lendo um trecho, dizendo que a garota estava "envergonhada".

Também na mesma nota, os estudantes justificaram que a aluna premiada como "a pior" da sala passou por problemas de saúde em seu ano de ingresso na USP, precisando ser afastada das atividades acadêmicas por diversas vezes.

"Não podendo comparecer às aulas, inclusive às avaliações, alertou os professores dos institutos em que estudava da sua condição de saúde, por meio de atestados e de recomedações médicas, já que sabia que seu desempenho acadêmico seria comprometido", continua o texto.

O que diz a USP

O Instituto de Geociências da USP diz ter recebido "com consternação e pesar" a nota de repúdio redigida pelos alunos da instituição. "Os fatos narrados são tristes, desrespeitosos e aviltantes e não coadunam, de maneira alguma, com a filosofia da gestão recém-iniciada", afirma a universidade.

Segundo a USP, o professor envolvido no caso já é aposentado, mas continua ativo via adesão ao quadro permissionário previsto no estatuto da universidade. Ele foi afastado das atividades em sala enquanto a situação ainda é averiguada. "Se confirmados os fatos, serão adotadas as sanções cabíveis ao caso à luz do que preconiza a jurisprudência universitária", finaliza a instituição.

O professor, identificado pelos alunos como Joel Sigolo, foi procurado pelo Terra para se manifestar. Ainda não houve um retorno, mas o espaço permanece aberto.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade