PUBLICIDADE

Professor da UFMG passa em 1º lugar no concurso que ele mesmo elaborou

Concurso foi suspenso após constatação da situação de conflito de interesse

16 mar 2023 - 17h04
(atualizado em 17/3/2023 às 07h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

A situação é, no mínimo, curiosa: a Justiça suspendeu o resultado de um concurso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) porque o aprovado em primeiro lugar foi o próprio professor que participou da elaboração do concurso.

O concurso era para professor adjunto do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e a elaboração do concurso teve a participação do “candidato” que ficou em primeiro lugar ― à época, ele era o chefe do Departamento de Biologia Geral do ICB.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o professor foi designado para a chefia do departamento em fevereiro de 2018. Em 2019, ele participou diretamente da elaboração do concurso, como área de conhecimento, perfil desejado do candidato e critérios para avaliação e atribuição de nota.

Vale observar que o edital do concurso foi publicado em agosto de 2019. Três meses depois o professor foi dispensado. Ele aproveitou então para se inscrever no próprio concurso que ajudou a elaborar. Em dezembro de 2022, ele foi anunciado como primeiro lugar do concurso.

“Percebe-se com clareza cristalina que o professor agiu, deliberadamente, em flagrante conflito de interesses, prejudicando a imparcialidade e a lisura do processo de seleção”, diz um trecho da ação do MPF.

A UFMG, por sua vez, suspendeu o concurso e pediu vistas do processo. Ela agora está colaborando com a apuração da denúncia.

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade