Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Primeira fase da Unicamp tem segunda menor abstenção em 6 anos

Maior abstenção foi registrada em Fortaleza, onde também foi aplicado hoje o vestibular da Universidade Estadual do Ceará

6 nov 2022 - 19h31
(atualizado às 19h40)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) aplicou, neste domingo (6), a primeira fase da Unicamp 2023, vestibular que seleciona estudantes para a Universidade Estadual de Campinas. Ao todo, dos 61.627 que candidatos estavam inscritos no exame, 56.611 compareceram à primeira fase.

Foto: Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp/Divulgação / Guia do Estudante

De acordo com a comissão organizadora da prova, esta é a segunda menor taxa de abstenção em 6 anos, de 8,14%.

+ Acompanhe aqui o gabarito extraoficial da primeira fase, atualizado em tempo real

A maior abstenção foi registrada em Fortaleza, capital do Ceará, onde 23,08% dos candidatos não compareceram. Segundo José Alves Freitas, diretor da Comvest, o motivo foi a realização do vestibular da Universidade Estadual do Ceará no mesmo dia. A prova foi aplicada pela manhã, mas muitos candidatos não teriam tido tempo hábil para se deslocarem até o local de prova da Unicamp antes das 13h - horário de fechamento dos portões.

Piracicaba foi a cidade com menor abstenção, de 4,97%.

Em coletiva de imprensa, o diretor da Comvest afirmou que o papel do vestibular da Unicamp é selecionar os estudantes para a universidade, mas também tem como efeito benéfico trazer temas e legitimar práticas escolares relacionadas a eles. De acordo com ele, a Comvest "nunca se furtou a debater temas contemporâneos". A professora Márcia Mendonça, coordenadora acadêmica da comissão, reforçou que trabalhar com contemporaneidade é parte do currículo de ensino no país.

Nesta edição, a prova da Unicamp abordou temas como o desmatamento, os problemas sociais envolvendo a cracolândia, o transfeminismo e os riscos do armamento. 

Um dos objetivos da prova, afirma a coordenadora, é encontrar candidatos que saibam ler nas entrelinhas a partir do que foi proposto nos textos.

Unicamp 2023

Inscrições: 1 de agosto a 2 de setembro de 2022

Primeira fase: 6 de novembro de 2022

Divulgação da lista de convocados para a segunda fase: 3 de dezembro

Segunda fase: 11 e 12 de dezembro de 2022

Provas de habilidades específicas: 4 a 6 de janeiro de 2023

Divulgação da primeira chamada: 6 de fevereiro de 2023

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade