Script = https://s1.trrsf.com/update-1741376709/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

No Japão, você pode tirar um cochilo no trabalho sem medo de ser demitido; o nome do conceito é Inemuri

Em um país que celebra o trabalho em excesso, dormir por estar esgotado virou algo socialmente aceitável

5 mar 2025 - 11h36
(atualizado em 6/3/2025 às 08h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Quem nunca quis "tirar uma soneca" em algum canto do trabalho onde ninguém possa incomodar? Nesse aspecto, como em muitos outros, o Japão está décadas à frente de nós. Lá eles sabem que dormir é sagrado e, há muito tempo, já romperam esse tabu de não dormir no emprego. Se é necessário descansar para recarregar as energias no trabalho, faz-se isso. O "esforço" é até mesmo reconhecido.

No ano passado, o Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Japão pediu à população que dormisse mais e melhor depois que dois relatórios determinaram que os japoneses não estavam dormindo o suficiente. Essa realidade é antiga e, há mais de 10 anos, existe uma tendência crescente no país: a soneca em qualquer lugar, inclusive no local de trabalho.

Sim, é aceito que os funcionários durmam e, como veremos, a tendência fez florescer um mercado inusitado: o de dispositivos e utensílios para melhorar a "sonequinha" no trabalho.

É preciso dormir mais

A tendência no país é inclusive respaldada por estudos que destacam os benefícios para a própria saúde e para a produtividade dos trabalhadores. Dormir no escritório não é apenas comum e socialmente aceitável, mas também visto como um sinal de diligência. Algo como "a pessoa está tão dedicada à sua atividade laboral que deu tudo até o esgotamento".

Por trás disso, um problema bastante lógico: o Japão tem sido uma das nações com maior falta de sono do planeta. Em um estudo, sugere-se que um japonês médio dorme menos de 7 horas a cada noite. ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Geração Z evita promoções para cargos de nível médio: muito estresse e pouca recompensa

A história de como os mendigos de Sevilha do século 16 criaram uma das invenções mais viciantes: o cigarro

Portugal tomou uma decisão desesperada diante da fuga de cérebros: uma década sem impostos para quem ficar

Sony e Honda já haviam antecipado que novo carro seria "um pouco caro", mas será que 90 mil dólares se encaixam nessa definição?

Tesla não precisa ter preço competitivo: novo Tesla Model 3 Long Range tem autonomia de 700 km com a bateria completa

Xataka
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade