Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ministério Público denuncia professor da UFMA por racismo

22 mar 2012 - 14h16
Compartilhar
Aline Louise
Direto de São Luís

Um ano após a acusação formal na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o professor Clóvis Saraiva foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por crime de racismo, xenofobia e injúria racial. O caso aconteceu em 2011, quando o nigeriano Nuhu Ayuba, aluno do curso de engenharia química, alegou ter sido agredido verbalmente em sala de aula pelo docente.

Indiciado pela Polícia Federal (PF), Clóvis Saraiva negou as acusações. "Não tive nenhuma atitude preconceituosa, já tive diversos alunos de etnia parda e outras, procuro tratar todos bem," respondeu em entrevista à TV Mirante.

NO entanto Nuhu alega que, em diversos momentos do curso, foi exposto a situações vexaminosas pelo professor. "Ele me perguntava com quantas onças eu já tinha brigado lá na África," relatou. Em uma das provas de Nuhu corrigidas pelo professor, a nota teria sido: "Tudo Errado!"

A versão de Nuhu é confirmada por colegas de turma que dizem ter presenciado vários insultos do professor ao nigeriano. "Se você não sabe, pode voltar para a África de navio negreiro," contou a aluna Ila Nascimento.

O estudante supostamente agredido diz, ainda, que pensou em abandonar o curso e voltar para a Nigéria. Segundo ele, o incentivo dos colegas de turma o levou a continuar os estudos no Brasil e decidiu esperar a decisão final da Justiça.

A universidade instaurou um processo disciplinar para apurar a conduta do professor em sala de aula. Enquanto a tramitação do processo não for finalizada, Clóvis Saraiva permanece ministrando aulas.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra