'Lagarta do tamanho de um elefante': professora viraliza ao relatar dia de caos em escola
Episódio inusitado virou material didático e reflexão sobre desafios e encantos da sala de aula
Professora de Santos viraliza ao relatar um dia caótico marcado por sustos com lagartas em sala de aula, transformando o episódio em aprendizado sobre natureza e resiliência na educação.
Uma professora viralizou nas redes sociais após publicar vídeos em que relata um dia difícil na escola onde trabalha, e seus alunos se assustarem com insetos. A publicação, que já ultrapassou a marca de dois milhões de visualizações, surpreendeu tanto a autora do vídeo, Marcella Campos, de 34 anos, quanto internautas que se divertiram com o episódio.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No vídeo compartilhado nas contas de Marcella no TikTok e no Instagram, ela relata ao marido um dia "caótico" na instituição em que trabalha, em Santos, no litoral paulista. A professora começa contando como foi o almoço dos estudantes de sua turma, com idades entre 4 e 5 anos. "Criança chorando porque não queria salada. Criança chorando porque o feijão encostou no arroz. Até aí tudo bem, é um dia normal", brinca.
Após a refeição, ela levou os 22 alunos para usarem o banheiro. No entanto, a comunicação para preparar todo mundo demorou cerca de 10 minutos, 'só para conseguir deixá-los sentados'.
"Quando eu consegui colocar todos sentados e fui chamar a primeira criança, apareceu uma lagarta do tamanho de um elefante, enorme, no meio deles. Eles começaram a gritar e fizeram igual a formiga quando está no seu caminho e aí você coloca o dedo", continuou a professora, descrevendo como os alunos saíram cada um para um lado.
Marcella afirmou que levou a lagarta para um lugar mais tranquilo, mas o caos já estava iniciado. "Eles não tinham nem feito o xixi. Faltavam umas 15 crianças para irem ao banheiro. E o que acontece? Uma outra lagarta. Enorme. Não era a mesma, porque eu vi as duas juntas".
Os alunos, claro, voltaram a gritar. "E três vezes mais alto. Eles se espalharam todos de novo, e aí misturou quem tinha feito xixi com quem não tinha feito --eu não sabia mais. Não foi nem uma parte pedagógica, eu só queria que eles fossem ao banheiro e já foi difícil", finaliza.
Ao Terra, a professora contou que decidiu gravar o vídeo de forma espontânea, no fim de um dia de trabalho, apenas para compartilhar a história engraçada. Sem qualquer intenção inicial de postar nas redes, ela só resolveu publicar depois de perceber o quanto o registro estava divertido, mesmo que apareça de pijama nas imagens.
O vídeo acabou viralizando e alcançou mais de 2,5 milhões de visualizações e milhares de comentários. "Acredito que os professores se sentiram representados no fato de que é difícil, até mesmo nos momentos mais simples e mais triviais da nossa rotina, é complicado, tudo demanda uma logística muito arrumadinha", disse à reportagem.
No dia seguinte à publicação do vídeo, uma terceira lagarta apareceu entre os alunos. E, dessa vez, Marcella demonstrou ainda mais jogo de cintura para lidar com a situação. O inseto estava escondido sob as folhas para formar seu casulo, o que a professora descobriu ser comum em lagartas que viram mariposas. Marcella, então, improvisou um pote com tampo respirável e levou o bichinho para uma roda de conversa com os estudantes, que encantou as crianças.
A experiência acabou rendendo mais aprendizados sobre transformação e natureza, além de inspirar o planejamento criativo da professora. Veja abaixo:
"Sem dúvida, os maiores desafios da sala de aula hoje na escola pública, no meu caso, é a questão da quantidade de alunos por sala. A gente tem salas lotadas, muitas vezes faltam recursos, muitas vezes existem escolas onde a gente não tem auxiliar de sala. É uma realidade no Brasil, infelizmente, mas o que a gente consegue ver são professores que se reinventam, que estudam, se dedicam, que estão em constante formação e trabalham de uma maneira onde, mesmo em dias caóticos, a gente consegue ver a beleza de um imprevisto", pontua.
Com 15 anos de sala de aula, Marcella pede que colegas professores não desistam, apesar das dificuldades que enfrentam, e diz que momentos como os que passou com os sustos provocados pelas lagartas podem servir de inspiração. "É o nosso trabalho e devemos ser reconhecidos por isso, mas é inegável que um professor é voltado para dedicar sua vida a transformar vidas, então que ele nunca se esqueça disso."