PUBLICIDADE

Justiça nega pedido e mantém Enem no próximo domingo

Para juíza, 'não há provas de que os protocolos sanitários não foram cumpridos'; Inep será obrigado a reaplicar exame para alunos barrados

20 jan 2021 - 17h45
(atualizado às 18h14)
Compartilhar
Exibir comentários

A Justiça Federal negou pedido da Defensoria Pública da União (DPU) para adiar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para o próximo domingo, 24. No pedido, a DPU argumentou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) não respeitou o porcentual de ocupação das salas com que tinha se comprometido.

Como o Estadão mostrou, salas do Enem ficaram cheias no domingo, apesar da abstenção recorde de 51,5%. Em outras classes, estudantes foram impedidos de entrar após ter sido atingida a ocupação de 50%. Aplicadores relataram que, na véspera, receberam a orientação de que ocupação deveria ser reduzida de 80% para 50%.

MEC divulga novo calendário da prova do ENEM, fotos ilustrativas, na cidade de São Paulo, SP, nesta quarta feira, 08
MEC divulga novo calendário da prova do ENEM, fotos ilustrativas, na cidade de São Paulo, SP, nesta quarta feira, 08
Foto: Adailton Damasceno / Futura Press

Para a juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio, porém, "não há provas cabais de que os protocolos sanitários não foram cumpridos no momento da realização da prova". Sobre estudantes barrados, a juíza argumenta que isso "demonstra que não houve infringência à lotação permitida para atender os protocolos sanitários". A data das próximas provas ficou mantida para o dia 24 de janeiro.

Na decisão, a Justiça determinou que o Inep reaplique as provas para estudantes barrados nos dias 23 e 24 de fevereiro. Afirmou ainda que, se for comprovado que o Inep mentiu quanto à existência de plano de ocupação de 80% e que contava com a taxa de abstenção de 30%, "deverá sofrer as penalidades legais por eventual violação ao dever de lealdade processual".

No último domingo, estudantes fizeram as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. No próximo, estão marcados testes de Ciências da Natureza e Matemática. 5,7 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o Enem, mas menos da metade compareceu às provas. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o exame "foi um sucesso", apesar da taxa elevada de abstenção.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade