Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Indo pegar o estudante que dormiu até mais tarde': diretor viraliza ao buscar alunos em casa com bicicleta motorizada

André Filipe conta que a gravação teve o objetivo de mostrar o trabalho da escola na busca ativa de estudantes que costumam faltar às aulas

3 nov 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O diretor André Filipe, de uma escola em Taipas do Tocantins, viralizou ao buscar de bicicleta estudantes para realizar uma prova importante, destacando a busca ativa contra a evasão escolar e incentivando a participação nas avaliações.
Diretor viraliza ao buscar alunos em casa com bicicleta motorizada: ‘Dormiu até mais tarde’:

Em cima de uma bicicleta motorizada, o diretor André Filipe Barreira de Souza, de 29 anos, viralizou nas redes sociais. Em um vídeo, que já passa de 4 milhões de visualizações, ele aparece saindo da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo e volta com um aluno na garupa. "Indo buscar o estudante que dormiu até mais tarde no dia da prova do Saeb", brinca com a situação.

André é formado em Ciências Biológicas e desde março deste ano está à frente da direção da escola, que fica em Taipas do Tocantins (TO), cidade com pouco mais de 2 mil habitantes e a cerca de 350 km da capital Palmas. O diretor conta que ele e as pessoas que participaram do vídeo ficaram "surpresos" com o retorno da publicação. "Foi mais uma brincadeira, mas acabou gerando essa repercussão toda", diz em entrevista ao Terra.

Diretor de escola no Tocantins viraliza nas redes sociais ao buscar alunos em casa com bicicleta motorizada
Diretor de escola no Tocantins viraliza nas redes sociais ao buscar alunos em casa com bicicleta motorizada
Foto: Reprodução/Instagram/@prof.andrefb_09

Segundo o docente, a ideia da gravação surgiu de um aluno e teve como objetivo destacar o trabalho de busca ativa de estudantes ao longo do ano.

"A gente estava fazendo outro vídeo e o estudante viu a bicicleta e sugeriu. Achei uma boa. O intuito era mostrar o trabalho que a escola vem desenvolvendo tanto para combater a evasão escolar como para garantir 100% da participação dos estudantes nas avaliações externas."

Embora tenha sido uma brincadeira, André destaca que a busca por alunos que têm muitas faltas ou que interromperam seus estudos é realmente feita diariamente pela instituição de ensino. "A gente não divulgava nas redes sociais, mas a busca ativa é feita todos os dias, com ligações, reuniões com pais, vai na casa, conversa, busca os estudantes", afirma o diretor.

Incentivo para os alunos

O vídeo também foi uma forma de incentivar a participação dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova, que é aplicada a cada dois anos na rede pública de ensino e em uma amostra da rede privada, avalia o desempenho dos alunos e a qualidade do ensino brasileiro.

A avaliação da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo estava marcada para a sexta-feira, 31 de outubro, e a ação na internet inclusive gerou resultado positivo.

"Os estudantes estavam desmotivados com a prova, mas com a repercussão do vídeo, deram aquele ânimo. A gente está sendo visto, as pessoas estão conhecendo o trabalho que está sendo feito aqui", relata o diretor. "Fico feliz pelo nome da escola, pelo nome da cidade estar sendo visto no Brasil inteiro."

André revela inclusive que, no dia da prova do Saeb, foi buscar de motocicleta dois estudantes em casa que não compareceram. Um deles é um aluno que falta muito, enquanto o outro evadiu da escola."Ele se comprometeu a vir, só que deu o horário e eu tive que ir atrás. Cheguei na casa dele e ele disse que o celular não tinha despertado e, por isso, não acordou. Fui buscar de moto, ele estava aqui na escola fazendo a prova", conta o docente.

"Essa prova é importante porque vai mostrar o trabalho que foi feito ao longo dos dois anos na escola. E os estudantes alcançando o objetivo projetado, a escola tende a ganhar com isso mais recursos, mais infraestrutura. Um bom desempenho vai agregar aos estudantes que ainda permanecerão aqui durante alguns anos. Todo mundo ganha com isso. Os estudantes ganham, as famílias ganham, os professores ganham, todos os servidores ganham", ressalta o diretor.

A ideia ainda virou inspiração para outros professores e escolas de cidades vizinhas, que também fizeram o vídeo. "Recebi muitos comentários positivos desse trabalho da escola, da preocupação com os estudantes. Minhas redes sociais estão movimentadas", brinca André, que acrescenta que vai onde for preciso pelos alunos.

Enem 2025: veja como consultar o local de prova e datas:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade