Fundação Telefônica Vivo lança app para formação de jovens

Iniciativa visa fomentar a cultura do empreendedorismo; objetivo é que jovens façam “projeto de vida”, por meio de uma plataforma gamificada

22 abr 2020
12h32
atualizado às 12h33
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A Fundação Telefônica Vivo, braço social da Vivo, lançou um aplicativo para formação online do Programa Pense Grande, iniciativa que visa fomentar a cultura do empreendedorismo de impacto social com o uso de tecnologia para jovens do Brasil. A formação Pense Grande, até então disponível exclusivamente de forma presencial, oferece uma jornada de 80 horas que engloba diferentes aspectos do desenvolvimento pessoal e profissional. em uma plataforma totalmente gamificada.

Programa Pense Grande na Etec Itaquera (Arquivo: maio/2019)
Programa Pense Grande na Etec Itaquera (Arquivo: maio/2019)
Foto: Divulgação

O objetivo da formação é que os jovens façam um “projeto de vida”, por meio de 12 fases e, assim, incentivá-los a criar e implementar novas soluções e oportunidades para transformação de suas vidas e das pessoas ao seu redor, resolvendo problemas ou necessidades de suas comunidades.

De forma lúdica, os participantes irão refletir sobre sua história, suas emoções, paixões e prazeres; relacionar sonhos e necessidades, traçando objetivos de vida; compreender o empreendedorismo e o empreendedorismo social; enxergar oportunidades e desafios a serem resolvidos em seu entorno; entender como mapear cenários e propor soluções; levantar e testar hipóteses; estruturar planos e ideias; aprender a formar equipes e trabalhar de forma colaborativa; promover ações de divulgação e marketing; e mobilizar pessoas em torno de seu empreendimento ou ideia.

Ao longo da jornada, o jovem atinge os “acampamentos”, que simbolizam os graus de formação dos empreendedores. Estes marcos são uma forma de reconhecer seu desempenho e o estimular a evoluir no jogo. No âmbito pedagógico, alcançar um acampamento confere ao participante uma etapa de engajamento e absorção de conhecimento. As atividades práticas aparecem à medida que os jovens vão aprendendo os conteúdos. Elas têm o objetivo de fixar o aprendizado sobre um determinado assunto e de aplicar o conhecimento a partir do que foi ensinado. Ao longo da formação, mediadores acompanharão os participantes com feedbacks em grupos e individuais e darão suporte para as dúvidas, além de serem responsáveis pelo incentivo à participação, pelo engajamento e interação dos participantes.

Para quem preferir, todos os textos da plataforma também estarão disponíveis por áudio, lido em um tom interpretativo. As inscrições para a formação estarão abertas até o dia 25 de agosto e os interessados poderão começar as aulas imediatamente após a realização do cadastro por meio do aplicativo Pense Grande Digital, disponível para download gratuitamente na loja de aplicativos dos sistemas operacionais iOS e Android. Para conhecer mais sobre a iniciativa, basta acessar o site do Pense Grande: http://pensegrande.org.br/.

Sobre a Fundação Telefônica Vivo

A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania. Com 20 anos de atuação no Brasil, faz parte de uma rede formada por outras fundações presentes da Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefónica.

 

Veja também:

Quem é o menino bailarino da Nigéria que viralizou nas redes sociais
Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade