PUBLICIDADE

Estreia do filme Guerra Civil: veja 7 temas para estudar

Filme Guerra Civil já estreou nos cinemas brasileiros. Produção traz à tona temas que podem ser cobrados em provas de vestibulares, Enem 2024 e outras seleções.

19 abr 2024 - 17h04
(atualizado às 19h43)
Compartilhar
Exibir comentários

O filme Guerra Civil já estreou nos cinemas brasileiros. A produção, que conta com o ator baiano Wagner Moura, traz à tona temas que podem ser cobrados em provas de vestibulares, Enem 2024 e outros processos seletivos.

O longa-metragem retrata uma guerra civil que ocorre em Washington, capital dos Estados Unidos (EUA). Dirigido por Alex Garland, o filme faz alusão aos ataques realizados em 6 de janeiro de 2021 no Capitólio dos EUA. A produção também foca no papel do jornalista na cobertura de guerras.

Wagner Moura é um dos protagonistas da produção. O ator interpreta um jornalista que cobre guerras e que percorre os EUA para tentar conseguir uma entrevista com o presidente do país (Nick Offerman).

Além de Moura, o filme é protagonizado pela atriz Kirsten Dunst, que faz o papel de uma famosa fotojornalista que também está acostumada a cobrir guerras.

Temas do filme Guerra Civil para estudar

1) Guerra Civil

Conforme este artigo, guerra civil é um conflito armado travado por grupos que fazem parte do mesmo país. Esse conflito interno pode ser motivado por diversos fatores, tais como disputas políticas, diferenças étnicas, religiosas e culturais, busca pelo controle de recursos econômicos e territórios, derrubada de um governo, etc.

2) História dos Estados Unidos

Os Estados Unidos (EUA) são, segundo este artigo, a nação mais rica e poderosa do mundo atualmente, e a história dela é cheia de acontecimentos importantes que marcaram a história mundial. O território que corresponde ao atual Estados Unidos foi colonizado pelos ingleses, até que os colonos americanos conduziram um processo de independência pioneiro no continente.

Ao longo do século XIX, os Estados Unidos foram transformando-se em uma nação extremamente rica e tornaram-se uma potência econômica mundial no período da Primeira Guerra Mundial. Sua história ficou marcada por guerras como a Guerra de Secessão, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã.

3) Capitólio dos Estados Unidos

Capitólio dos Estados Unidos
Capitólio dos Estados Unidos
Foto: Brasil Escola

O Capitólio dos Estados Unidos da América é um dos símbolos do poder americano. O local é o centro do Poder Legislativo nacional, abrigando o Congresso estadunidense, que é composto pela Câmara Alta (Senado) e pela Câmara Baixa (Deputados).

Também está localizado em Washington, o Capitólio localiza-se a menos de 2 quilômetros de distância da Casa Branca. Apesar de a construção ter sido totalmente concluída apenas em 1811, o Capitólio dos EUA recebeu sua primeira sessão do Congresso no dia 17 de novembro de 1800.

4) Invasão do Congresso dos EUA

No dia 6 de janeiro de 2021, apoiadores do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invadiram o Congresso dos Estados Unidos. Eles entraram no Capitólio durante a sessão que certificaria a vitória de Joe Biden nas eleições de novembro, forçando a saída abrupta de parlamentares e a interrupção da cerimônia. Cinco pessoas morreram durante a invasão, sendo um policial e quatro manifestantes. 

A tentativa de golpe entra para a história dos Estados Unidos. A insistência de Trump em parmenecer no poder causou um colapso no Partido Republicado.

5) Governo Trump

O governo Donald Trump se estendeu de janeiro de 2017 a janeiro de 2021, com Trump sendo o 45º presidente da história dos Estados Unidos. Foi eleito presidente ao derrotar Hillary Clinton na eleição presidencial de 2019. Seu governo ficou marcado por medidas polêmicas em diversos assuntos, como na política externa e na imigração. Foi derrotado por Joe Biden na eleição presidencial de 2020.

6) Joe Biden

Joe Biden é um político norte-americano que teve longa carreira no Senado, além do cargo de vice-presidente que ocupou durante os dois mandatos de Barack Obama. É o 46º presidente dos Estados Unidos, após ser eleito no pleito presidencial de 2020. Biden ingressou na política na década de 1970, sendo reeleito para a posição de senador por diversas vezes.

Demonstrou interesse em concorrer à presidência norte-americana em 1988 e 2008, mas retirou suas candidaturas. Foi convidado por Barack Obama para ser seu vice-presidente, e depois disso organizou sua candidatura para derrotar Donald Trump. Biden casou-se duas vezes, possuindo quatro filhos.

7) Eleições dos Estados Unidos

As eleições presidenciais dos Estados Unidos 2024 serão realizadas no dia 5 de novembro. O processo eleitoral dos EUA é específico e diferente dos demais países. Por esse motivo, professores recomendam estudar sobre o assunto.

Um dos principais pontos importantes para os estudos sobre as eleições presidenciais dos Estados Unidos é que elas ocorrem a cada quatro anos, por meio de um sistema indireto. Esse método é diferente do Brasil, que conta com um sistema direto, ou seja, cada cidadão vota diretamente no candidato da sua escolha.

*Com informações da BBC

Crédito da imagem:

Por Silvia Tancredi

Jornalista

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade