PUBLICIDADE

Escolas realizam atividades de relaxamento antes do Enem

Colégio de São Paulo realizará sarau no dia 23 de outubro, como atividade de relaxamento para os alunos

19 out 2015 - 08h49
(atualizado às 08h56)
Compartilhar
Exibir comentários

As provas do Enem acontecem no próximo final de semana, dias 24 e 25 de outubro, e dois colégios da capital paulista vão proporcionar atividades de descontração nos dias que antecedem o exame.

Siga Terra Educação no Twitter

Siga Terra Notícias no Twitter

Às vésperas do Enem e dos exames vestibulares, os alunos não aguentam mais estudar, e atividades para aliviar a tensão são bem-vindas
Às vésperas do Enem e dos exames vestibulares, os alunos não aguentam mais estudar, e atividades para aliviar a tensão são bem-vindas
Foto: iStock

Todas as sextas-feiras do ano, o colégio Albert Sabin realiza uma atividade chamada "Bicho Preguiça", que é ministrada por uma professora de educação física, após o término do Módulo de Aprofundamento, para não interferir no rendimento das aulas. A ideia é aliviar a tensão dos alunos em meio aos incessantes estudos preparatórios para o vestibular.

Já o colégio Vital Brazil realiza todos os anos um sarau para os alunos do 3° ano do Ensino Médio. A edição deste ano acontece no dia 23 de outubro, um dia antes das provas do Enem.

Segundo Maria Helena Esteves, coordenadora do Ensino Médio do colégio Vital Brazil, o sarau ocorre desde o ano de 2014, quando se formou a primeira turma do último ano do Ensino Médio na escola. Ela explica que o sarau é uma maneira de coroar as atividades desenvolvidas ao longo do ano. “O sarau auxilia na convivência e cria um espaço de aprendizagem em que o relaxamento, a alegria e o prazer são facilmente explorados”, explicou.

Neste ano, professores e alunos criaram uma música que será apresentada durante o sarau. De acordo com Maria Helena Esteves, os estudantes se sentem valorizados com a ação, pois a instituição não os vê apenas no papel social de alunos, mas também como indivíduos. “Por meio dessas atividades, eles têm contato com conceitos e conhecimentos que poderão utilizar para a vida toda, e não apenas nesse momento de pré-Enem e pré-vestibular”, disse.

De acordo com a coordenadora, a escola conta com o apoio das famílias para realizar todas as atividades. “Recentemente, promovemos uma palestra sobre Orientação Educacional e Neurolinguística, que tinha o objetivo de amenizar ou até mesmo eliminar estados emocionais limitantes nos vestibulares e em outras avaliações às quais nossos alunos serão submetidos, e eles [família] foram bem receptivos à atividade”, contou.

As provas do Enem acontecem em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, porém a prova só começará às 13h30 no horário de Brasília. Neste ano, 7,7 milhões de pessoas se inscreveram no exame.

Simulados: vale a pena fazer às vésperas dos vestibulares?:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade