PUBLICIDADE

Entenda como funciona um Doutorado EAD

Entenda como funciona o curso de doutorado a distância!

20 fev 2018 - 16h10
(atualizado em 14/5/2018 às 10h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O doutorado é uma pós-graduação do tipo stricto sensu que pode ser feita de forma presencial, semipresencial, ou a distância. O curso de doutorado pode durar entre quatro e cinco anos e, ao final, o aluno recebe o título de doutor.

A carga horária de aulas de um doutorado é só uma pequena parte do curso. Na maior parte do tempo, o aluno estuda sozinho, dedica-se ao seu projeto de pesquisa e à elaboração de uma tese. O objetivo da maior parte dos alunos de doutorado é seguir a carreira acadêmica, como professores universitários ou pesquisadores.

Como entrar no doutorado EAD?

Assim como acontece em qualquer pós-graduação presencial, para entrar no doutorado a distância é obrigatório ter o diploma de ensino superior e, na maioria das vezes, ter também o título de mestre.

O processo seletivo varia bastante entre as universidades e pode conter provas de conhecimentos gerais e específicos, entrevistas e a exigência do domínio de idiomas estrangeiros.

Como funciona o doutorado EAD?

As universidades e faculdades que oferecem doutorado a distância têm a liberdade de aplicar sua própria metodologia EAD, podendo oferecer recursos variados ao estudante, tais como:

• Videoaulas e teleaulas

• Leituras complementares

• Chats, fóruns e e-mail

• Ambientes virtuais de aprendizagem

• Tutores e grupos de estudo

Por exigência do MEC, todo curso de doutorado a distância precisa ter:

• Atividades e provas presenciais.

• Qualificação presencial para a defesa da tese.

• Apresentação presencial da tese

Além disso, o programa de ensino do doutorado a distância precisa passar pela autorização da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Diploma de doutorado EAD vale?

Sim. O diploma de doutorado obtido em curso a distância vale tanto quando o presencial, desde que o programa tenha a autorização do MEC e da Capes. 

Doutorados EAD feitos em universidades estrangeiras também podem valer no Brasil. Para que o diploma de doutorado EAD obtido em universidade estrangeira seja reconhecido no Brasil, é necessário fazer a convalidação, procurando uma universidade brasileira com programa semelhante para  validar o diploma estrangeiro, além de reunir uma série de documentos. Esse processo pode levar alguns meses.

Convênios entre universidades brasileiras e estrangeiras para a criação de programas de doutorado a distância também estão previstos na legislação brasileira e precisam passar pela análise e homologação do MEC e Capes para que o diploma tenha validade no território nacional.

Onde encontrar doutorado EAD?

É possível consultar uma lista com os cursos de doutorado a distância e presenciais recomendados pela Capes, ou seja, aqueles que tiveram pelo menos nota 3 (a avaliação da Capes vai de 1 a 7). No site da Capes você pode fazer uma pesquisa por área de conhecimento, região, instituição ou nota.

Onde fazer uma graduação EAD

A oferta de cursos de graduação a distância é infinitamente maior do que a de doutorado. Pelo Brasil afora há cursos em todas as áreas do conhecimento já bastante consolidados, com o reconhecimento por parte do MEC.

Se a sua ideia é fazer uma faculdade EAD, confira algumas instituições bem avaliadas que separamos para você:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) Universidade Estácio de Sá (UNESA) Universidade de Franca (UNIFRAN) Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) Universidade Anhembi Morumbi FMU UNIFACS - em Salvador/ BA UnP (Universidade Potiguar) - em Natal/ RN

Veja também:

Mestrado EAD

Você está fazendo um doutorado a distância? Está pensando em fazer, mas tem alguma dúvida? Compartilhe sua experiência com a gente!

ead
Compartilhar
Publicidade
Publicidade