Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

USP abre inscrições para candidato usar nota do Enem para ingressar na universidade

Modalidade substitui o Sisu e oferece 2.917 vagas para os cursos de 2023 na Universidade de São Paulo

13 dez 2022 - 15h19
Compartilhar
Exibir comentários

A Universidade de São Paulo (USP) abriu na última sexta-feira, 9, as inscrições destinadas aos candidatos que pretendem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, são 2.917 vagas disponíveis nesta modalidade, que substitui o Sisu como forma de acesso as cursos de graduação.

As inscrições podem ser feitas neste link até 11 de janeiro de 2023. Podem concorrer os estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou equivalente, ou que venham a concluir no ano letivo de 2022, além de portadores de diploma de curso superior que tenham se submetido às provas do Enem neste ano. O edital completo pode ser acessado aqui.

Universidade de São Paulo (USP) abre inscrições para candidatos que querem tentar vaga nos cursos de graduação utilizando nota do ENEM
Universidade de São Paulo (USP) abre inscrições para candidatos que querem tentar vaga nos cursos de graduação utilizando nota do ENEM
Foto: Nilton Fukuda / Estadão / Estadão

A distribuição das vagas será feita por classificação conforme a pontuação obtida no Enem deste ano. Primeiro, serão preenchidas as vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC); depois, as de Políticas de Ações Afirmativas, nas categorias Escola Pública (L1 e L3); na sequência, serão classificados os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

Para o caso de candidatos pretos, pardos e indígenas que tentarem vagas pelas categorias PPI, a matrícula será condicionada à validação de raça por uma comissão da USP. O objetivo é garantir a segurança da vaga e evitar fraudes.

Para participar do processo, o candidato deve pagar uma taxa no valor de R$ 10 até o dia 11 de janeiro. Estão isentos de cobrança aqueles que se encaixam em algum dos critérios abaixo:

  • Inscritos no vestibular da Fuvest 2023;
  • Em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (categorias EP-L1 e PPI-L2);
  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade