PUBLICIDADE

Uma semana para o Enem 2023: dá tempo de fazer uma preparação-relâmpago?

No próximo domingo, 5, milhões de candidatos encaram o primeiro dia de provas; confira como é possível se preparar nestes últimos dias

30 out 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Falta uma semana para o Enem 2023
Falta uma semana para o Enem 2023
Foto: Freepik

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está chegando. Falta apenas uma semana para quase 4 milhões de candidatos participarem do primeiro dia de provas, que será realizado no dia 5 de novembro. Já o segundo dia do exame acontecerá no próximo dia 12. 

Mas, faltando tão pouco tempo para o grande dia, será que é possível fazer uma preparação-relâmpago? A resposta é sim. Para o coordenador de exatas do Anglo, Rodney Luzio, o ideal é que o candidato comece os estudos para o Enem desde o início do ano, mas há algumas estratégias que podem ser colocadas em prática nesta reta final e que podem fazer a diferença na hora das provas. 

Confira a seguir o que ainda dá tempo de fazer para se preparar para o Enem 2023 nesta última semana:

Defina uma estratégia de prova

Estabeleça qual será sua estratégia para resolver as questões do Enem. Defina, por exemplo, por qual matéria vai começar a prova; qual disciplina ficará por último; se vai alternar as disciplinas ou fazer todas as questões de uma mesma matéria de uma vez; se vai iniciar pela redação; se vai responder as questões fáceis primeiro e as difíceis depois; em que momento fará uma pausa; entre outros pontos importantes.

"O candidato precisa saber que o Enem é uma prova de estratégia. Portanto, quanto menos tempo ele tem para se preparar, mais afiada tem que estar a estratégia dele", afirma o coordenador.

Enem 2023: veja o que levar no dia da prova:

Revise o conteúdo

Estudar todo o conteúdo que é cobrado pelo Enem em apenas uma semana é inviável. Desse modo, a dica é definir prioridades. Verifique quais são os temas que aparecem com mais incidência no exame em cada disciplina e faça uma revisão de cada um.

"Quanto menos tempo o aluno tem, mais ele deve usar e abusar de resumos teóricos. Os resumos já trazem exatamente o que ele precisa saber sobre o assunto", orienta Luzio.

É necessário também dar uma atenção especial para os assuntos que você têm mais dificuldade, mas antes cheque se esse tema está na lista de assuntos que mais caem nas provas para entender se é uma prioridade.

Refaça provas anteriores

Quanto mais você treinar, mais você chegará afiado para as questões. Portanto, refaça o máximo possível de provas anteriores do Enem. Além disso, resolva esses exames como simulados, dentro do mesmo tempo em que você terá nos dias de provas. Isso vai ajudar inclusive a entender se a estratégia de prova que você escolheu realmente funciona para você. 

"Ao longo dos anos, a prova do Enem não mudou muito. Por isso, é fundamental que o aluno conheça as provas dos anos anteriores, porque a probabilidade dos assuntos e dos formatos se repetirem é muito grande", explica o coordenador do Anglo.

Veja como os simulados gratuitos podem te ajudar no Enem:

Pratique a redação

A redação tem um peso muito grande no Enem, afinal o texto vale 1.000 pontos. Nesta última semana, escreva o máximo de redações possível, levando em consideração as características de um texto dissertativo-argumentativo, que é o estilo exigido pelo exame. 

Enem 2023: veja algumas dicas para você mandar bem na redação:

Provas do Enem 2023

  • Primeiro dia do Enem - 5/11: prova contará com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação. O exame começará às 13h30 e terminará às 19h.
  • Segundo dia do Enem - 12/11: prova terá 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. O exame iniciará às 13h30 e terminará às 18h30.   

Nos dois dias, os portões dos locais de prova serão fechados às 13h (horário de Brasília).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade