PUBLICIDADE

Como fazer uma redação: confira o passo a passo

Saiba como fazer uma boa redação, com introdução, desenvolvimento e conclusão, e tenha um bom desempenho no Enem e em outras provas

24 abr 2023 - 05h00
(atualizado em 29/6/2023 às 18h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Como fazer uma redação: confira o passo a passo
Como fazer uma redação: confira o passo a passo
Foto: Freepik

Introdução, desenvolvimento e conclusão. Entender cada uma dessas etapas é fundamental para fazer uma boa redação. Mas não é só isso: a produção textual também exige compreender a frase-tema e os textos de apoio da prova, avaliar o seu repertório e organizar as ideias e fazer uma revisão, por exemplo.

Se você tem dúvidas sobre como fazer isso, confira a seguir um passo a passo, elaborado com professores, para escrever uma redação começando do zero e tenha sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em outros vestibulares e concursos públicos do País. Bons estudos!

Como fazer uma redação começando do zero?

1- Leia a frase-tema

Primeiro, leia com muita atenção a frase-tema da redação e os textos de apoio. Esses materiais ajudam a entender melhor a questão que deve ser discutida no texto. Nessa etapa, destaque ainda palavras-chaves e argumentos ou referências – dados, leis, autores –, que possam contribuir.

Lembre-se: trechos da coletânea não podem ser copiados e é preciso citar a fonte para que seu texto não seja considerado plágio.

2 - Avalie seu repertório

Em seguida, faça um levantamento do seu conhecimento a respeito do tema da redação. Para isso, faça perguntas para si mesmo, como: “Tenho informação histórica que pode ajudar nesse assunto?”; “Lembro de alguma pintura que já analisei e seria um ponto de apoio”?; “Quais textos já li sobre as causas daquilo que está sendo me proposto para análise?”; “Quais são as consequências desse problema colocado?”; “Quais livros, autores, filmes ou séries posso citar?”; etc.

Nessa análise, é necessário selecionar o que é mais interessante e quais são os argumentos mais consistentes para desenvolver no texto.

3 - Construa o roteiro

Antes de começar a escrever, organize as informações que pretende usar no seu texto. Faça um esquema ou uma lista, por exemplo, definindo o que vai aparecer em cada parágrafo da redação. Esse planejamento vai lhe ajudar a manter o foco no tema, além de não deixar que algum detalhe importante fique de fora.

4 - Escreva o rascunho

A estrutura da redação deve ser composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Para começar uma redação, apresente o tema e a tese que será defendida e faça um breve resumo do que vai trazer ao longo do texto. No desenvolvimento, trabalhe dois ou três argumentos que sustentam a sua tese. Para finalizar uma redação, faça uma síntese dos principais pontos e reforce a tese. No caso do Enem, no entanto, é preciso formular uma proposta de intervenção no final.

5 - Revise a redação

Depois de terminar a redação, revise o seu texto com cuidado. Tenha um olhar de corretor. Identifique frases que não estão bem construídas, palavras repetidas ou escritas incorretamente e falta de pontuação, por exemplo. Corrija esses eventuais erros e ajuste a redação para torná-la mais clara e objetiva. Só então passe o seu texto para a folha oficial da prova.

Dicas extras para fazer uma boa redação

  • Pratique muito. Faça redação pelo menos uma vez por semana e tente delimitar o tempo de escrita para simular como será no dia da prova;
  • Leia jornais e revistas. Esteja sempre bem informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo sobre variados temas;
  • Use no texto argumentos coerentes e consistentes, e apoiados em fatos e evidências;
  • Utilize uma linguagem clara e objetiva, evitando palavras e expressões rebuscadas ou ambíguas; 
  • Após fazer um simulado de redação e perceber que teve dificuldade, pesquise sobre o assunto em fontes confiáveis e faça um resumo sobre o tema. Quando estiver mais perto das datas das provas, releia suas anotações.

Professores consultados: Roberta Panza, autora do material de Língua Portuguesa e Redação do Sistema de Ensino pH; Felipe Leal, professor e autor do Curso Anglo; e Marcia Maisa Pelachin, coordenadora de redação do Colégio Rio Branco.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade