PUBLICIDADE

Como começar uma redação: passo a passo e exemplos de introdução

Saiba como iniciar uma redação de qualquer tema e prepare-se para concursos, vestibulares e Enem

3 mai 2023 - 05h00
(atualizado em 29/6/2023 às 18h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Como começar uma redação: veja passo a passo e exemplos de introdução
Como começar uma redação: veja passo a passo e exemplos de introdução
Foto: Freepik

Parte indispensável de uma redação, a introdução é a ‘porta de entrada’ para o seu texto. Por isso, ao escrever essa etapa, é preciso ter duas grandes preocupações: captar a atenção do leitor e apresentar, de forma clara e impactante, os assuntos que serão trabalhados ao longo da redação, além do posicionamento que será defendido sobre o tema. 

Veja a seguir um passo a passo de como começar um texto dissertativo-argumentativo, a importância de não usar frases prontas na redação e exemplos de boas introduções para se preparar para concursos públicos, vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Bons estudos! 

Como iniciar uma redação: passo a passo

1) Chame a atenção do leitor

Comece com a contextualização. Ou seja, uma referência atrativa, mas que também seja pertinente ao tema da redação, para prender a atenção do leitor e estimulá-lo a continuar lendo o texto. Para essa contextualização, ‘vale tudo’, desde filmes e letras de música à apresentação de teorias sociológicas, fatos históricos e artigos da Constituição Federal.

2) Apresente o tema

De preferência, logo em seguida, apresente o tema que será abordado na redação. É importante trazer o assunto de forma clara e objetiva, de modo que o leitor entenda o tema que será discutido no texto. Aqui é preciso utilizar as palavras-chave. Lembre-se que a ausência de uma das palavras-chave no Enem, por exemplo, pode fazer com que o aluno tenha um desconto de nota significativo.

3) Apresente a tese

Na introdução, é fundamental apresentar a tese, ou seja, o posicionamento que você irá defender ao longo da redação. A tese é a ‘espinha dorsal’ do texto, portanto ela deve ser clara, direta e objetiva para que o leitor compreenda qual é o seu ponto de vista em relação ao tema. É a partir dessa tese que você vai construir a sua argumentação no desenvolvimento do texto. 

4) Explique como o tema será desenvolvido

Por fim, deixe para o leitor um 'projeto de texto', uma espécie de resumo do que você pretende trazer nos próximos parágrafos. Explique de forma breve como o tema será desenvolvido na redação, apresentando os principais pontos que serão abordados. Essa é uma forma de deixar o leitor mais engajado e interessado no conteúdo que virá a seguir. 

5) Dica extra: Use modalizadores na introdução da redação

Os modalizadores são termos que atuam como indicadores de argumentação. Por meio deles, você consegue evidenciar o ponto de vista que será defendido no texto. Alguns exemplos: infelizmente; lamentavelmente; uma realidade perversa; uma realidade desafiadora; etc.

Há frases para começar uma redação independente do tema?

Embora procurar frases prontas para começar uma redação seja uma estratégia comum entre estudantes para tentar facilitar a construção do texto, professores explicam que isso pode ser uma grande enrascada, por dois motivos:

  1. Toda a autoria do texto vai por água abaixo, e essa é uma questão bastante valorizada em muitas bancas; 
  2. Essas frases pré-prontas podem limitar o raciocínio do aluno, que tentará forçar o encaixe da frase dentro do restante do raciocínio que precisa ser construído, e isso pode gerar graves problemas de coesão e coerência. 

Portanto, a melhor opção, sempre, é não decorar frases ou modelos, mas trabalhar o raciocínio para entender qual é a função de cada parte de uma redação e para ir em busca das referências adequadas para o tema, que, inclusive, podem ser retiradas da própria coletânea. Mas atenção: só não é considerado plágio dos textos de apoio se a fonte for citada.

Redação é uma das áreas mais importantes do Enem e pontuar bem nela é fundamental para um bom desempenho do candidato.
Redação é uma das áreas mais importantes do Enem e pontuar bem nela é fundamental para um bom desempenho do candidato.
Foto: Sergio Castro/Estadão / Estadão

Exemplos de introdução

Como começar uma redação do Enem

Na redação do Enem sempre são abordados temas concretos, que são problemas e têm viés social, econômico, político ou ambiental. Sendo assim, referências voltadas a esse universo podem ser uma boa saída para o início do texto. No exemplo a seguir, o tema é um problema social e a introdução busca apoio em um filme de ficção que trata sobre um assunto relacionado ao proposto. Confira:

“No filme estadunidense ‘Joker’, estrelado por Joaquin Phoenix, é retratado (sic) a vida de Arthur Fleck, um homem que, em virtude de sua doença mental, é esquecido e discriminado pela sociedade, acarretando, inclusive, piora no seu quadro clínico. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, devido a conceitos preconceituosos perpetuados ao longo da história humana, há um estigma relacionado aos transtornos mentais, uma vez que os indivíduos que sofrem dessas condições são marginalizados. Ademais, é preciso salientar, ainda, que a sociedade atual carece de informações a respeito de tal assunto, o que gera um estranhamento em torno da questão.” (Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Aluno: Adrielly Clara Enriques Dias).

Como começar uma redação com pergunta

Trazer uma pergunta no início de uma redação não é aconselhado por professores, uma vez que, dependendo de como a pergunta for empregada, pode ser entendido como uma interlocução com o leitor, e isso não é característico da dissertação.

Como começar a redação com citação direta

“O verso “Há máquinas terrivelmente complicadas para as necessidades mais simples”, do poeta Carlos Drummond de Andrade, ilustra um problema atual das grandes metrópoles: o uso excessivo de carros para a locomoção. Em um mundo em que existem metrôs, ônibus, bicicletas e até patinetes elétricos, o carro torna-se cada vez mais um artigo de luxo e ultrapassado para o transporte dado que é mais poluente em comparação com os outros meios e ocupa um enorme espaço nas ruas das cidades, o que gera muito trânsito. Dessa forma, assim como o cigarro, que teve seu período de glória quando surgiu, em que era considerado luxuoso e atualmente perde cada vez mais seu espaço, o carro tende a se tornar o “novo cigarro”, em função da sua elevada emissão de poluentes, que agravam a questão ambiental, e de seu alto custo.” (Apostila com redações acima da média da Unesp 2020 organizada por alunos)

Como começar a redação com citação indireta

"De acordo com o filósofo Platão, a associação entre saúde física e mental seria imprescindível para a manutenção da integridade humana. Nesse contexto, elucida-se a necessidade de maior atenção ao aspecto psicológico, o qual, além de estar suscetível a doenças, também é alvo de estigmatização na sociedade brasileira. Tal discriminação é configurada a partir da carência informacional concatenada à idealização da vida nas redes sociais, o que gera a falta de suporte aos necessitados. Isso mostra que esse revés deve ser solucionado urgentemente.” (Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Aluno: Raíssa Fontoura). 

Fazer uma paráfrase é interessante porque a reprodução da fala já está dotada da interpretação do candidato. Isso também facilita a articulação com o restante do discurso a ser construído.

No link, veja outros exemplos de introdução para a redação do Enem.

Professores consultados: Daniela Toffoli, coordenadora de Linguagens do Curso Anglo; Marcia Maisa Pelachin, coordenadora de redação do Colégio Rio Branco; Roberta Panza, autora do material de Língua Portuguesa e Redação do Sistema de Ensino pH.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade