Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Terra - Simulado Enem - Linguagens e Códigos - Pág.7

Compartilhar

Simulado ENEM

Linguagens, códigos e suas tecnologias

93Leia o texto:

O internetês na escola

O internetês - expressão grafolinguística criada naInternet pelos adolescentes na última década - foi durantealgum tempo um bicho de sete cabeças para gramáticose estudiosos da língua. Eles temiam que as abreviaçõesfonéticas (em que "casa" vira ksa; e "aqui" vira aki)comprometessem o uso da norma culta do português paraalém das fronteiras cibernéticas. Mas ao que tudo indica, otemido internetês não passa de um simpático bichinho deuma cabecinha só. Ainda que a maioria dos professorese educadores se preocupe com ele (alertando os alunosem sala), a ocorrência do internetês nas provas escolares,em vestibulares e em concursos públicos é insignificante.O "problema" é, no fim das contas, menor do que seimaginou.

Marque a declaração que apresenta opinião semelhanteà expressa no texto lido sobre a variante linguísticadenominada "internetês".

a) Pessoas com boa formação educacional sempre conseguirãoseparar a linguagem coloquial da formal. Elassabem quando dispensar os acentos e quando pingartodos os "is". Os manuais de cartas formais estão aípara provar que sempre houve uma linguagem paracada tipo de ambiente. Cartas de amor são diferentesde um pedido de compras de material de construção,por exemplo. Vejo a web como mais um instrumentode comunicação: ela é o que fazemos dela.

Arlete Salvador, autora de A arte de escrever bem (editora Contexto)

b) Alguns funcionários mais jovens se acostumaram anão colocar acentos, pois dão mais trabalho na hora dedigitar, já que é preciso apertar duas ou mais teclas. Ouso de abreviações e de linguagem informal na comunicaçãointerna das instituições é mais tolerado, emboradificilmente chegue ao conhecimento dos clientes, oque poderia "queimar" a imagem da empresa.

Lígia Crispino, professora de português e sócia-diretora da escolaCompanhia de Idiomas.

c) No que se refere às novas gerações, ainda em formação,é grande a confusão que se estabelece entre anorma culta da língua portuguesa e a linguagem coloquialda web. Isso se explica ao levarmos em conta aexposição demasiada dessa garotada à Internet e osbaixos índices de leitura auferidos no país.João Luís de Almeida Machado, doutor em Educação pela Pontifícia

Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)e editor do portal Planeta Educação.

d) Alguns jovens falam com três ou mais amigos simultaneamenteem um programa de mensagens instantâneasenquanto escrevem um e-mail, baixam umvídeo, ouvem música e ainda escrevem no Word (programapara edição de textos). São impacientes. Nãosão pessoas acostumadas a ler extensos romancesou livros do começo ao fim. Estão acostumados coma linguagem da Internet, concisa e objetiva. Por isso,esses adolescentes, por lerem menos e ficarem muitotempo em frente ao computador, apresentam grandeslimitações no trato com a língua portuguesa.

Professor Adalton Ozaki, coordenador dos cursos de graduação daFaculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap)

e) A língua é uma herança da qual temos que cuidarbem. Ver isso (o internetês) como uma evolução dalíngua é uma maneira de entender a questão, semdúvida. Mas não podemos é deixar de entender textosmais antigos de nossa língua - ataca. Para Navarro,é natural e aceitável que os neologismos aconteçam.- Mas eles não podem fazer com que a gente deixede se entender daqui a vinte anos - ressalta.

Eduardo de Almeida Navarro, professor livre-docente de língua tupi eliteratura colonial da USP.

94Leia o texto a seguir.

Muitos acreditam que as pessoas usam cada vez maiso "internetês" sob o pretexto da concisão e da economiade caracteres. Mas há palavras que não obedecem aesse critério econômico e, apesar de serem usadasfrequentemente pelos internautas, não se tornarammenores que suas correspondentes na norma culta doidioma. Levando em consideração o texto anterior, marquea alternativa em que estão presentes essas palavras.

a) "vc", "net", "naum"

b) "net", "tah", "naum"

c) "tah","eai", "naum"

d) "tah", "axo", "naum"

e) "net", "flw", "tdo"

95É sempre bom lembrar que, no discurso improvisado,estamos todos arriscados a cometer imprecisões. Umadessas imprecisões frequentemente presentes na fala daspessoas é denominada pleonasmo vicioso. Trata-se darepetição inútil e desnecessária de algum termo ou ideiana frase. Nesse caso, não é figura de linguagem, e simum vício (defeito) de linguagem. Encontre a alternativa queapresenta esse vício de linguagem.

a) "Nem que eu tivesse dois pulmões eu alcançava essabola."

(Bradock, amigo do ex-jogador Romário, reclamandode um passe longo)

b) "No México que é bom. Lá a gente recebe semanalmentede quinze em quinze dias."

(Ferreira, ex-ponta-esquerda do Santos)

c) "Quando o jogo está a mil, minha naftalina sobe."

(Jardel, ex-atacante do Vasco, do Grêmio e da Seleção)

d) "O juiz deverá adiar a partida para depois..."

(Locutor esportivo Galvão Bueno, antes do amistosoentre Brasil e Inglaterra, durante a falha na iluminaçãode Wembley)

e) "Temos que subir sete degrais. O primeiro já subimos."

(Ex-jogador Cafu, para quem a escalada para sercampeão não poupa nem a gramática)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra