PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa já estão abertos

O Inep abre hoje (15) o período para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024. Pedidos poderão ser feitos na Página do Participante até 26 de abril

15 abr 2024 - 00h33
(atualizado às 14h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O Inep abriu hoje (15) o período para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024. Os pedidos poderão ser feitosaté o dia 26 de abril.

O valor da taxa de inscrição do Enem 2024 ainda não informado, mas, caso não haja mudanças, o valor deve ser como na edição anterior: R$ 85.

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena o Enem, deve informar este e outros dados no edital do Enem 2024. Ainda não há previsão para divulgação do documento.

Quem pode pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2024?

Podem solicitar isenção de taxa de inscrição do Enem 2024 candidatos que se encaixam nas situações abaixo:

  • Estar cursando o último ano do ensino médio em 2024 (em qualquer modalidade de ensino) na rede pública;

  • Ter feito todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede particular; e, possuir renda familiar mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;

  • Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Como pedir a isenção da taxa de inscrição no Enem 2024?

Os pedidos da isenção da taxa do Enem 2024 poderão ser feitos na página do participante. Para entrar no sistema é necessário inserir os dados de acesso da conta gov.br.

Caso tenha esquecido a senha do Enem, acesse este artigo e saiba como recuperá-la. 

Resultado dos pedidos de isenção do Enem 2024

Conforme o cronograma divulgado pelo Inep, o resultado preliminar com o nome dos estudantes beneficiados com a isenção de taxa de inscrição do Enem 2024 sairá no dia 13 de maio. Recursos serão aceitos desse dia até 17 de maio. Já a lista final deve ser liberada no dia 24 de maio.

Justificativa de ausência no Enem 2023

O estudante que fez as provas do Enem 2023 de forma gratuita, com o pedido da isenção aceito, e que não compareceu nos dos dias do exame, deve justificar a ausência caso queira pedir a isenção nesta edição.

Caderno de provas do Enem 2023.
Caderno de provas do Enem 2023.
Foto: Brasil Escola.  / Brasil Escola

A solicitação de justificativa de ausência no Enem 2023 poderá ser feita no mesmo prazo da isenção, entre os dias 15 e 26 de abril. Os interessados poderão enviar o pedido também na página do participante. Para isso é necessário comprovar com documentação específica. 

No edital estão disponíveis no Anexo I todos os documentos aceitos para justificar a falta no Enem. 

Para mais informações, acesse o Edital de isenção e justificativa do Enem.

Provas do Enem 2024

As datas das provas do Enem 2024 ainda não foram divulgadas. Caso não haja mudanças, o exame deve ser realizado em dois domingos consecutivos.

No primeiro dia, os estudantes devem elaborar a redação e responder 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas. No segundo dia, será a vez de 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade